Pesquisa revela os caminhos da implementação bem-sucedida de multicloud

0

Estudo conduzido pelo MIT Technology Review Custom, a pedido da VMware, revela que que, embora existam desafios inerentes à implementação, os benefícios começam logo em seguida e apenas melhoram ao longo do tempo.

A pesquisa "After Deployment Storms, Skies Turn Sunny For Multi-Cloud Environments" ("Após a tempestade da implementação, os céus se abrem para ambientes multicloud", em tradução livre) analisou a atitude de mais de 1.300 tomadores de decisões globais de TI de grandes empresas com relação à adoção da nuvem.

No estudo, mais da metade (57%) dos entrevistados citou os desafios técnicos e a demanda por novas habilidades e pessoas como pontos inesperados do gerenciamento de múltiplas nuvens.

Os entrevistados ressaltaram a integração de sistemas legados (62%) e a compreensão da nova tecnologia (61%) como os desafios mais difíceis do processo.   As dificuldades na migração, o gerenciamento de dados de uma nuvem para outra, de modo que todos os dados sejam acessíveis, e a perda de informações também foram muito mencionados, o que mostra quão importante é o planejamento.

Além dos desafios associados à tecnologia, os entrevistados confirmaram que mudar para um ambiente de nuvem afeta pessoas e processos. Os pontos mais afetados pela adoção da nuvem foram governança de dados (26%), habilidades (22%), políticas (16%), aumento ou redução de equipe (16%), número de possíveis fornecedores (15%) e aumento no erro humano (7%).

Àqueles que desejam migrar para a nuvem, os usuários recomendam realizar pesquisas e desenvolver um planejamento extenso, que garanta o alinhamento e uma perspectiva positiva sobre as mudanças que virão.

Além disso, as mudanças feitas pelas organizações como resultado da adoção de múltiplas nuvens incluem: protocolos de segurança (70%), capacitação das pessoas (64%), planejamento de orçamentos (64%), processos (63%), pessoas (53%) e cultura (53%).

 O sucesso da nuvem melhora com o tempo

As organizações estão sempre em uma curva de aprendizado quando se trata de adoção de tecnologias como a Internet das coisas (IoT). De acordo com o estudo, ter uma experiência prolongada com a nuvem influencia positivamente a forma como as organizações vêem e usam a tecnologia.

Em seu primeiro ano de adoção multicloud, os entrevistados avaliaram a importância dos benefícios da nuvem de forma menos positiva do que os usuários experientes – com seis ou mais anos no mercado.

A diferença mais drástica foi com relação à segurança da nuvem (70,3% dos novos adotantes versus 91,3% dos usuários experientes) – uma diferença de 21%.

Outras mudanças significativas de perspectiva entre os novos adotantes e os usuários experientes são os benefícios da escalabilidade (64,8% para 80,1%: uma variação de 15,3%), agilidade aumentada (68,9% para 83,5%: diferença de 14,6%) e privacidade de dados (74,4% para 88,6 uma variação de 14,2%), respectivamente.

Curiosamente, os benefícios associados à eficiência tiveram a menor variação: 5,1% (de 83,8% para 88,9, após seis anos).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.