Pesquisa avalia impacto da transformação digital para empresas e consumidores

0

O Núcleo de Estudos e Tendências da Atento realizou pesquisa, em junho, com 540 consumidores do eixo Rio-São Paulo, a fim de identificar as suas necessidades e entender como será o futuro do relacionamento empresa-cliente. A companhia também ouviu 63 executivos, líderes de 35 empresas de diversos segmentos.

A ideia foi levantar a percepção da classe empresarial sobre o quanto as companhias pretendem investir em novos canais digitais e o quanto as prestadoras de serviços de contat center estão preparadas para atender a essa crescente demanda.Desde 2014 o uso do celular ultrapassa o computador.

Segundo a pesquisa Transformação Digital – Cliente, 93% das pessoas entrevistadas utilizam o smartphone para acessar a Internet. Um dado interessante é que, em 2008, apenas 14% das classes D e E acessavam a rede. Hoje, 92% da classe D e 88% da classe E possuem acesso.

Quando perguntados sobre as demais formas de acesso à internet, a pesquisa constatou que 67% dos entrevistados possuem computador em casa, 51% acessam do trabalho e 20% utilizam tablet.Quanto ao uso da internet, 87% dos entrevistados acessam a web para fazer pesquisas de produtos e serviços online.

Apesar dos consumidores estudarem muito os preços na Internet, o índice de compras online, que é de 42%, ainda não ultrapassou o número de pessoas que compra em lojas físicas. 66% dos respondentes disseram que o fator mais decisivo na aquisição de produtos ou contratação de serviços é ter mais detalhes sobre os itens.Além de pesquisar produtos e serviços, o estudo mostra que, atualmente, utilizar a internet para receber e enviar e-mails e acessar redes sociais ocupa a 2ª posição na rotina online dos consumidores, ficando em 3º lugar o uso do internet banking e em 4ª o acesso a portais de notícias, ler livros e revistas.

A interação das pessoas com as novas tecnologias também tem evoluído muito. Para se ter ideia, 89% dos consumidores afirma que já foram atendidos por assistentes virtuais. Quando questionados sobre o atendimento via robôs, a aprovação dos entrevistados foi de 51%, com destaque para os respondentes na faixa dos 36 a 45 anos, que somam 54% e representam o grupo com maior índice de aceitação a essa tecnologia. Embora seja um recurso novo, em uma situação de cobrança, por exemplo, a pesquisa identificou que 29% dos entrevistados preferem negociar uma dívida com um assistente virtual.

Em uma década, 96% dos entrevistados disseram que as formas de contato entre as empresas e seus clientes deverão acontecer por meio de canais digitais, sendo bots (39%) o mais votado, seguido de aplicativo (27%), portal de autosserviço (13%), mídias sociais (7%), whatsapp (6%), chat (4%). A faixa etária acima dos 45 anos é que destacou esta tendência.

Em consonância com os clientes, a pesquisa Transformação Digital – Empresas, constatou que, embora o telefone seja o principal canal utilizado pelas empresas, canais como mídias sociais (71%), Portal Online de autosserviço (63%), assistente virtual (38%) e aplicativo/whatsapp (33%) aparecem como novas formas de comunicação. Neste sentido, o estudo revelou que 95% das empresas entrevistadas estão se preparando para investir em novos canais, como portal online de autosserviço e assistente virtual (bots).

Quanto ao volume, 81% dos entrevistados acreditam que o atendimento digital ultrapassará o volume de voz. 90% deles apostam que isso ocorrerá em até cinco anos. Por outro lado, 83% das empresas não acreditam que a queda da chamada telefônica elimina o atendimento humano. 67% apontam que os Contact Centers não estão preparados para atender a demanda futura por atendimento digital.

Quando perguntados a respeito das expectativas em relação ao atendimento ao cliente dada à digitalização e mudanças tecnológicas no curto e médio prazos, 76% dos empresários responderam que 'proporcionar uma jornada ideal para o cliente e facilitar o acesso deles por meio de canais digitais' é o que eles esperam com as mudanças tecnológicas. 62% dos executivos demonstram preocupação quanto à integração dos canais.

As empresas consultadas esperam que os Contact Centers ofereçam no futuro: tecnologias de inteligência artificial (71%), atendimento digital (57%), análises avançadas com visão 360º de seus clientes (54%), Bots (52%), omnichannel (48%), estratégias de engajamento baseadas em análises do comportamento e experiências da jornada do cliente (43%).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.