Serpro começa venda de APIs via e-commerce

0

Por meio de um esforço conjunto entre áreas de negócio, marketing, desenvolvimento e financeiro, o Serpor cirou uma plataforma digital de automação de venda e pós-venda de APIs produzidas  na empresa.

"É disruptivo, é ousado para o Serpro fazer negócios nessa nova tônica. Mas foi um caminho que planejamos muito bem, no qual investimos, e que já começa a apresentar retorno. Já faturamos o equivalente a 30 milhões de reais com apenas 18 clientes, e temos potencial para crescer muito nessa área de APIs", destaca Sandra Damasceno, responsável pela divisão de Marketing e Eventos de Produtos, do Serpro.

Por meio de um esforço conjunto entre áreas de negócio, marketing, "A plataforma tem como objetivo realizar a automação de toda a cadeia de processos empresariais voltados ao relacionamento com o cliente. Isso vai da contratação do produto até a prestação de contas, emissão de boletos para pagamento e notas fiscais dos serviços prestados. Tudo é realizado no portal digital de relacionamento com o cliente", explica Rafael Soto, gerente responsável pela Gestão das Plataformas Estruturantes e Soluções Transversais, no Serpro.

A plataforma entrou em operação no final do mês de setembro de 2017 assegurando à empresa a possibilidade de escalar seus novos negócios para atender a demanda do mercado privado, formado por milhares de empresas com baixo custo operacional. "Elevamos a eficiência do processo de contratação e fornecimento do serviço APISerpro ao extremo, saindo de uma média de 20 dias com tramitações de contratos e demais burocracias para alguns minutos através do portal de vendas e-commerce", destaca Soto. "A plataforma encontra-se disponível na internet 24 horas por dia, 7 dias por semana e pronta para atendimento a novas contratações e prestação de autosserviços para atendimento as necessidades dos usuários dos clientes contratantes", destaca.

De acordo com Sandra Damasceno, em médio prazo será expandida a oferta de novos produtos, incluindo Datavalid e Certificado Digital. Em específico para Certificado Digital, será incluído o suporte a modelos de negócio pré-pago, nos quais o cliente paga o produto antes de receber, de maneira a evitar a necessidade do uso de certificação digital.

A previsão é que até o final do primeiro semestre de 2018, todos os produtos da linha de serviços de informação e serviços em nuvem estejam disponíveis para contratação através da plataforma de e-commerce. À mesma época, a empresa planeja chegar à automação de 100% dos fluxos de cobrança, cancelamento, estorno e suspensão de serviços, tanto na área de serviços de informação quanto na área de serviços em nuvem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.