Califórnia flexibiliza regras para carros autônomos e permite transporte de passageiros

0

A Comissão de Serviços Públicos da Califórnia, órgão que regula setores incluindo companhias de transporte, indicou, na última sexta-feira, 6, que permitirá que companhias de carros autônomos transportem passageiros sem um motorista presente no automóvel. A presença de uma pessoa sentado no banco do motorista tem sido a prática da maior parte das companhias que investem no segmento, devido a maior sensação de segurança.

O Departamento de Veículos Motorizados da Califórnia já havia emitido regras permitindo testes de veículos autônomos sem motoristas, que entraram em vigor na semana passada. A comissão informou que suas regras propostas complementam as regras existentes do departamento, mas fornece proteções adicionais para os passageiros.

Pelas regras propostas, as companhias precisam ter uma permissão de teste de veículo autônomo em uso por pelo menos 90 dias. O serviço deve ser gratuito, os passageiros precisam ter pelo menos 18 anos e nenhuma viagem para aeroportos é permitida.

A proposta, que deve ser votada em um encontro da comissão no mês que vem, poderá abrir caminho para que companhias de veículos autônomos façam mais testes e deixem o público mais intimamente familiarizado com a tecnologia, em um Estado que tem regulado de perto a indústria.

A proposta também acontece no momento em que órgãos reguladores do país analisam mais criticamente carros autônomos, após um acidente matar uma pessoa no Estado de Arizona. No mês passado, um carro autônomo do Uber atropelou e matou uma mulher de 49 anos, a primeira vítima fatal causada por um veículo do tipo. A empresa suspendeu todas as operações com veículos autônomos após o atropelamento e o episódio segue sendo investigado por autoridades. Com informações de agências internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.