Dilma afirma que governo cobrará medidas concretas sobre espionagem dos EUA

0

A presidente Dilma Rousseff emitiu comunicado oficial nesta segunda-feira, 9, sobre as recentes denúncias de espionagem dos Estados Unidos envolvendo dados do governo brasileiro e da Petrobras, declarando que "tais tentativas de violação e espionagem de dados e informações são incompatíveis com a convivência democrática entre países amigos, sendo manifestamente ilegítimas. De nossa parte, tomaremos todas as medidas para proteger o país, o governo e suas empresas".

O documento, publicado pelo blog do Planalto, diz ainda que a Petrobras não representa ameaça à segurança de qualquer país, o que evidencia que "o motivo das tentativas de violação e de espionagem não é a segurança ou o combate ao terrorismo, mas interesses econômicos e estratégicos", e que o governo brasileiro está "empenhado em obter esclarecimentos do governo norte-americano sobre todas as violações eventualmente praticadas, bem como em exigir medidas concretas que afastem em definitivo a possibilidade de espionagem ofensiva aos direitos humanos, a nossa soberania e aos nossos interesses econômicos".

A manifestação da presidente ocorre após reportagem do Fantástico, da TV Globo, exibida no último domingo, 8, revelar que a Petrobras também é alvo de vigilância constante do governo de Barack Obama. Na última quinta-feira, 5, Dilma Rousseff e o presidente dos Estados Unidos se encontraram na mesma semana que o programa dominical havia divulgado que a presidente é espionada pelas agências de inteligência norte-americanas. A reunião aconteceu logo após a abertura da oitava cúpula do G20, na Rússia, mas o conteúdo da conversa não foi revelado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.