Marco Civil da Internet pode impedir acesso à inovação e geração de emprego, diz secretário

0

Uma interpretação mais rígida do Marco Civil da Internet pode impedir os brasileiros de ter acesso a inovações tecnológicas e oportunidades de emprego. A avaliação é do secretário de Política de Informática do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Maximiliano Martinhão. Em debate no Fórum RNP 2016, na terça-feira, 8, em Brasília, o secretário defendeu a flexibilidade da lei para acomodar a inovação e os investimentos em tecnologia no Brasil.

"A internet tem uma dinâmica própria. Todo dia ela nos surpreende com alguma novidade. Se a gente não exercer a flexibilidade, brasileiros deixarão de ter acesso a inovações", destacou Martinhão.

Ele cita como exemplos os princípios de neutralidade da rede e privacidade, que podem levar à perda de oportunidades de desenvolvimento e geração de empregos. "Portais de comércio eletrônico que gostariam de dar acesso a seus usuários sem consumo de franquia móvel veem que há uma insegurança jurídica. Outro ponto é o procedimento de coleta de dados pessoais, que pode estar incoerente com o mundo da Internet das Coisas. São questões que precisam ser resolvidas", afirmou.

O Marco Civil da Internet (Lei 12.965) foi sancionado em abril de 2014, depois de sete anos de debates que envolveram governo, academia e sociedade civil em uma série de consultas públicas. Considerado a Constituição da internet brasileira, estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da rede no país. O decreto 8.771, que regulamentou a lei, foi publicado em 2016 e também passou por amplas discussões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.