Teles cumprem meta trimestral de banda larga móvel em São Paulo

1

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta terça-feira, 9, os resultados da medição da qualidade dos acessos à internet entre os meses de julho e setembro deste ano, tanto da banda larga móvel quanto da fixa, em que foram avaliadas as operadoras de todos os estados e do Distrito Federal.

No estado de São Paulo, maior mercado do país, todas as operadoras móveis cumpriram o índice da Anatel de velocidade média no acesso à internet móvel (média das medições de velocidade instantânea apuradas no mês) durante os três meses analisados, em que o objetivo é entregar, no mínimo, 70% da velocidade contratada. Considerando o mês de agosto, a TIM ficou no topo ao oferecer 101,27%, enquanto a Vivo atingiu 96,30%, a Algar alcançou 94,49%, a Nextel chegou a 93,11%, a Claro obteve 91,45% e a Oi apenas com 79,97%, considerando apenas o mercado paulista.

O mesmo ocorreu no critério de velocidade instantânea (velocidade de upload e download apurada no momento de utilização da internet pelo usuário), cuja meta é fornecer 95% da velocidade contratada. No mercado paulista, a Nextel atingiu 99,85% em agosto, a Claro alcançou 99,16%, a TIM apresentou índice de 98,68%, a Vivo ficou em 98,33%, a Algar, 97,74% e a Oi novamente em última colocação, com 95,01%.

Os índices da medição dos resultados da banda larga móvel pioram nos estados das regiões Norte e Nordeste. No Amapá, por exemplo, todas as operadoras de banda larga móvel descumpriram a meta de velocidade instantânea em agosto. O pior índice, neste quesito, foi da Oi, com 79,51%.

A Oi também não atingiu metas de velocidade instantânea da banda larga móvel nos meses de julho e agosto nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Pará, apresentando patamares abaixo de 95%. A TIM não atingiu a meta de velocidade instantânea em Roraima, Rondônia, Rio Grande do Norte, Piauí, Paraíba, Pará e Maranhão, enquanto a Vivo não atingiu o mesmo objetivo no Acre, Amapá, Alagoas, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte.

Banda larga fixa

Na banda larga fixa, quase todas as empresas avaliadas pela Anatel — Algar, GVT, NET e Vivo — cumpriram praticamente todas as metas estipuladas no estado de São Paulo em julho, exceto pela Algar, que no quesito latência ficou com 88,64%, quando o índice é 90% e pela Vivo, que no item perda de pacotes obteve índice de 88,08%, de uma meta de 90%.

A melhor velocidade média no serviço em julho foi obtida pela NET que entregou mais até do que o contratado pelos usuários, com indicador de 101,68% de velocidade média e 99,91% de velocidade instantânea. A GVT obteve velocidade média de 99,06%, seguida pela Algar, com média de 96,15% em julho. Em quarto lugar no estado, a Vivo registrou velocidade média de 88,50% do firmado nos contratos com os clientes.

Nos estados das regiões Sul e Sudeste, algumas metas também não foram atingidas, variando de uma operadora para a outra, conforme o mês avaliado.

1 COMENTÁRIO

  1. Isso parece aqueles programas humorísticos. Pena que não dá para. Me engana que eu gotos. As empresas fingem que prestam o serviço conforme cobram e a Anatel finge que verifica porque não é possível tal afirmação no Brasil. Talvez a medição da Anatel seja na Espanha e não em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.