TIM fecha parceria com Adecoagro para instalar internet das coisas no campo

0

A TIM acaba de fechar uma parceria com a Adecoagro, uma das principais empresas produtoras de alimentos e energia renovável da América do Sul. Por meio do projeto "4G TIM no Campo", a operadora irá levar sua rede de quarta geração para o Vale do Ivinhema (MS), fornecendo atendimento de voz, dados móveis e IoT com a instalação de equipamentos 4G (eNodeB) na faixa de 700MHz nas fazendas e usinas da companhia, o que permite melhor penetração do sinal e maior cobertura.

A instalação da rede 4G da TIM possibilitará o aumento da produtividade da empresa, assim como a melhora da qualidade de vida da população da região que também terá acesso, pela primeira vez, à conectividade móvel.

O projeto "4G TIM no Campo" tem como principal objetivo viabilizar a digitalização e oferecer soluções inovadoras para o Agronegócio Brasileiro. A parceria com a Adecoagro prevê a cobertura de uma área de mais de 600 mil hectares possibilitando agilizar os fluxos de produção; automatizar o processo de apontamento (usando smartphones), e conectar computadores de bordo das máquinas agrícolas. Outro grande benefício é levar cobertura 4G em 700MHz para as cidades vizinhas a Adecoagro (Ivinhema, Angélica, Gloria de Dourados e Deodápolis), beneficiando mais de 100 mil habitantes da região.

Para esta iniciativa, a TIM forneceu todo o sistema de comunicação de dispositivos móveis e soluções de Internet das Coisas (IoT), com investimentos em infraestrutura de rede na região e cobertura 4G nas suas áreas de produção e industrial, além de contar com a parceria da BRFibra, da BRDigital – entregando o Backhaul – e a tecnologia certificada para o Agronegócio da Nokia.

Serão ativadas de 1.516 linhas corporativas e o projeto permitirá o controle e o acompanhamento em tempo real das colheitadeiras e dos tratores da fazenda, assegurando decisões rápidas, com redução de custos, melhor manejo das lavouras e maior velocidade no escoamento da produção. A Nokia tem aplicado sua tecnologia celular e conhecimento para tornar mais eficiente a conexão das máquinas, acelerando o processo de digitalização do Agronegócio.

Esta é a terceira parceria do projeto "4G no Campo", iniciado em Goianésia (GO) junto com a Jalles Machado, agroindústria referência no setor sucroenergético nacional, localidade onde também contamos com o backhaul da BRDigital. Em outubro de 2018, a operadora também fechou contrato de piloto com a SLC Agrícola para ativação de cobertura 4G na Fazenda Panorama, na cidade de Correntina, na Bahia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.