Brasil cai para 44o lugar em ranking de conectividade

0

O Brasil caiu da 30a posição para a 44a em no Índice Global de Conectividade, divulgado pela Huawei. O novo estuo avaliou 79 países, ante a análise anterior que estudou 50 países.

O estudo analisa 40 indicadores. A pontuação geral brasileira foi a mesma de 2017, com 43 pontos num total de 100. Consideração indicadores de banda larga, data centers, nuvem, big data e internet das coisas, divididos em quatro pilares: oferta, demanda, experiência e potencial.

"O país desenvolveu rapidamente sua penetração de 4G nos últimos dois anos, o que levou a uma pontuação total na avaliação de banda larga móvel", apontou o relatório. "Além disso, há melhora contínua em indicadores de cobertura 4G, investimento em big data e computação em nuvem. Como quarto maior mercado em volume de acessos à internet, tem um bom potencial para alcançar pontuação maior em FTTH (acesso em fibra óptica) e 4G nos próximos anos."

O relatório aponta como exemplo dos problemas enfrentados pelo país a velocidade média de conexão de 0,55 megabit por segundo (Mbps) em 30,7% das residências. "Esse cenário é resultado direto de falta de infraestrutura para provedores de internet nas regiões mais distantes e menos povoadas  e do preço geralmente alto dos planos de banda larga, que simplesmente não são acessíveis à vasta maioria dos cidadãos do Brasil", completou.

Em 44º lugar, o Brasil ficou à frente de outros países latino-americanos, como Argentina (55º) e Colômbia (54º) , mas atrás do Chile (33º). O Brasil foi classificado no grupo de nações "adopters", que têm grande potencial de crescimento em novas tecnologias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.