Falta de domínios nacionais inibe avanço do e-commerce no país, diz Icann

0

O baixo número de empresas nacionais com domínios na internet pode dificultar a expansão do comércio eletrônico no país. Segundo a Icann, empresa responsável pela distribuição de endereços na internet, a falta de incentivo à comercialização de domínios no Brasil agrava ainda mais a situação.

"O Brasil tem 3,2 milhões de domínios para 190 milhões de habitantes, enquanto a Argentina tem 2,7 milhões de domínios para 40 milhões de habitantes", compara a representante da Icann, Vanda Scartezini, que responde pelas estratégias para a América Latina e Caribe. "Mais de 3 milhões de pequenas empresas no Brasil não têm domínio. Ou seja, não têm vitrine para participar do comércio eletrônico", acrescentou.

A venda dos domínios brasileiros é feita pelo Registro BR, organização não governamental de gestão mista que tem em seu comitê gestor representantes do governo e da sociedade civil. "Não há uma rede de revenda de domínio que possibilite alguma margem de lucro, a exemplo do que outros donos dos principais domínios fazem. O resultado é que ninguém vende nem se sente estimulado a vender porque consegue o mesmo, pelo mesmo preço, no Registro BR", explica Vanda.

A executiva ressalta ainda que apesar de apenas a metade dos usuários de internet no país utilizarem o comércio eletrônico, este é um mercado promissor, principalmente devido ao chamado bônus demográfico brasileiro, período em que o país alcançará a maior proporção de pessoas em idade ativa, entre 15 e 64 anos, em relação à população total. "O Brasil terá uma população [majoritária] economicamente ativa até 2025, que poderá usar a internet para fazer suas compras", completou. Com informações da Agência Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.