Taxas do Fistel podem inviabilizar projetos de IoT, diz Camara-e net

0

Enquanto o cidadão brasileiro contribui com cinco meses do seu salário para pagar impostos, as empresas que trabalham com aplicações de internet das coisas e conexões máquina a máquina (M2M) passam até 10 meses do ano pagando tributos antes de ter qualquer retorno financeiro. Além do ICMS, do PIS e do Cofins, essas empresas têm que recolher o Fistel, imposto de telecomunicações que é aplicado aos terminais de voz da telefonia celular que também incide sobre os chips M2M.

"Um dos maiores gargalos para o avanço da conectividade IoT nos negócios refere-se às taxas do Fistel", avalia Gerson Rolim, diretor de comunicação da camara-e.net (Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico) e CIO da Vecto Mobile. "Os valores atuais inviabilizam as soluções de IoT baseadas em tecnologias sem fio". Rolim cita o imposto de R$ 26,83 aplicado ao chip do PoS, as já populares maquininhas de cartão de crédito utilizadas pelo varejo. "O faturamento bruto mensal é de R$ 5 – quase seis vezes menos que o valor do imposto".

Rolim cita ainda o agravante de não haver cobrança de consumo proporcional ao tempo de ativação do chip M2M. Isso significa que se o dispositivo for ativado e conectado à rede pela primeira vez no último mês do ano fiscal, não haverá tempo hábil para custear o tributo por meio da receita gerada nos dias restantes.

Esse desajuste fiscal, que desacelera o desenvolvimento da Internet das Coisas no país, entrou na pauta da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que, na semana passada, reuniu-se com representantes do setor para reavaliar as barreiras regulatórias impostas às telecomunicações em uma época em que a internet das coisas ainda estava no campo das ideias. "Se as alíquotas continuarem altas, a popularização da Internet das Coisas não irá acontecer"", comenta Rolim, que também é diretor da Associação Brasileira de Internet das Coisas (Abinc).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.