Vendas do varejo têm menor alta em 15 meses, mas e-commerce continua crescendo, diz Mastercard

0

As vendas do varejo brasileiro registraram ligeira alta de 0,3% em novembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com o levantamento Spending Pulse, da Mastercard Advisors. Embora este seja o menor crescimento desde agosto de 2013, as vendas do comércio eletrônico continuaram exibindo crescimento de dois dígitos na comparação anual. Em novembro, as vendas online registraram aumento de 21,5%.

"Esse crescimento do e-commerce teve contribuição do Black Friday [megapromoção do varejo online e do comércio tradicional, ocorrida na última sexta-feira, 29 de novembro], especialmente dos setores de móveis e eletrônicos, que avançaram 54,8% em relação ao mesmo período do no ano anterior", explica Sarah Quinlan, vice-presidente e chefe de mercado Insights da MasterCard Advisors.

O relatório é elaborado a partir dos resultados de vendas com os equipamentos da rede Mastercard, além de estimativas com outras fontes de pagamento, como dinheiro e cheque.

Nos últimos três meses, as vendas totais no varejo registraram crescimento médio de 1,5%, abaixo da taxa de crescimento de 2,4% observada no terceiro trimestre. Em novembro, dois setores excederam o crescimento total do varejo: drogarias e artigos de uso pessoal, enquanto combustíveis, vestuário, supermercados, móveis/eletrônicos e materiais de construção tiveram uma taxa de crescimento abaixo das vendas totais.

"Ainda a respeito deste cenário, dois dos principais índices econômicos desaceleraram: a oferta de crédito e o índice de confiança do consumidor, que apresentou queda de 6.1%. O índice de endividamento das famílias, entretanto, ainda é estável, mas permanece em níveis elevados", analisa Sarah. Ela afirma que "o ambiente econômico se mantém desafiador. "Dessa forma, enxergamos um alto nível de incerteza e esperamos volatilidade nos gastos nos próximos meses." No entanto, ainda temos a esperança de que o Natal  irá contribuir para o aumento das vendas", explica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.