Programa desenvolvido pelo BC leva à criação de 12 projetos de inovação para o SFN

0

O Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (Lift), lançado em maio pelo Banco Central, levou à escolha de 12 projetos que propõem inovações tecnológicas na área de finanças, visando a baratear o crédito, aumentar a eficiência do Sistema Financeiro Nacional (SFN) e promover a cidadania financeira.

As propostas incluem tecnologias de blockchain, inteligência artificial, instrumentos de cibersegurança e novos modelos de aplicação para tecnologias já consagradas no mercado.

Quando a primeira chamada do Lift foi aberta, em maio deste ano, o BC recebeu 79 propostas válidas, sendo 18 delas selecionadas para desenvolvimento.

Os proponentes das iniciativas selecionadas puderam apresentar suas ideias ao BC e receber um direcionamento quanto às melhores práticas de implementação, quanto aos problemas centrais que precisavam ser resolvidos e também quanto ao valor de negócio da inovação como contribuição para o Sistema Financeira Nacional.

Em três meses de interação entre o BC e as equipes dos projetos, que são oriundas da academia e do mercado, as ideias foram aprimoradas e ganharam mais foco na aplicação das novas tecnologias a problemas ou oportunidades no SFN.

O BC, por sua vez, pôde acompanhar o impacto de suas ações regulatórias sobre as iniciativas de inovação, entender as dificuldades de aplicação de tecnologias dentro dos limites regulatórios e vislumbrar as oportunidades de melhoria e os potenciais de contribuição de algumas tecnologias para o SFN.
Das 18 iniciativas selecionadas para desenvolvimento, 12 chegaram à fase final do Lift:

• Blockchain de direitos creditórios – Plataforma descentralizada para registro de direitos creditórios utilizando a tecnologia de blockchain.

• Blockchain para infraestrutura de pagamentos – Implementa um sistema de pagamentos instantâneos operando 24×7 sobre a tecnologia de blockchain.

• Crédito Ideal – Uso de inteligência artificial para configurar o perfil adequado para tomada de crédito com base nas informações financeiras do usuário.

• Credito Rural Inteligente – Gestão de operações de crédito rural com uso de georeferenciamento e tecnologias móveis.

• Digicash – Pagamento instantâneo (P2P) utilizando dispositivos móveis offline.

• Instant Spyglass – Plataforma de detecção de fraudes com tecnologias de aprendizado de máquina (ML).

• Meu Primeiro Cartão – Plataforma educativa de gestão financeira para crianças de até 10 anos.

• MobiTransfer – Plataforma de integração entre usuários e fintechs utilizando tecnologia de blockchain.

• PLoCS – Plataforma de crédito pessoal aprimorada com base nas informações dos usuários.

• PROAGRO Fácil – Plataforma para execução do fluxo do Proagro por qualquer instituição financeira.

• Saffe Payments – Autenticação de pagamentos e serviços financeiros utilizando reconhecimento facial e algoritmos de inteligência artificial.

• Sistema Financeiro Digital (SFD) – Sistema de transferência de valores entre clientes de instituições financeiras utilizando tecnologias de blockchain.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.