HERE Technologies firma parceria com a Vodafone na Alemanha

0

A Vodafone Alemanha, uma das principais empresas de telecomunicações integradas e a maior operadora de televisão a cabo do país europeu, e a HERE Technologies, especializada em serviços de mapeamento e localização, anunciam uma parceria estratégica com foco em serviços para veículos autônomos e cidades inteligentes.

Em um acordo preliminar assinado na CES 2018, em Las Vegas (EUA), as empresas apresentaram diferentes iniciativas colaborativas tendo como cenário o crescimento do mercado de veículos conectados em tempo real, com serviços altamente precisos.

Um dos focos da parceria consistirá na infraestrutura de rede necessária para que veículos autônomos operem com segurança e eficiência. As empresas pretendem testar o HD Live Map da HERE desenvolvido para carros autônomos no Aldenhoven Testing Center na Alemanha. A Vodafone Alemanha opera um laboratório de mobilidade em 5G nas instalações que é considerado um dos mais avançados em desenvolvimento e testes para veículos do gênero e um dos poucos locais na Europa nos quais é possível acompanhar a tecnologia 5G em ação.

A conectividade dos veículos ainda é um componente crítico da direção autônoma. Com foco nessa questão, o desenvolvimento do HD Live Map tem como função corrigir essa lacuna, refletindo de maneira dinâmica mudanças nas vias, com atualização automática em tempo real. Dessa maneira, o mapa permite que os carros se ajustem de maneira proativa às alterações nas condições das estradas – como, por exemplo, na mudança de pistas e no ajuste da velocidade com antecedência no caso de um encerramento brusco de uma faixa. Para que isso aconteça de maneira efetiva, as informações enviadas e recebidas pelos veículos por meio de redes precisarão fluir de maneira rápida e transparente.

Serviços para carros conectados – O HD Live Map é um dos serviços construídos por meio da Plataforma Aberta de Localização da HERE, um novo ambiente de desenvolvimento para produtos e serviços com foco em localização.

A Vodafone Alemanha, que já utiliza mapas da HERE, explora outros serviços oferecidos pela ferramenta e que podem ser adicionados às opções que a empresa já oferece para o segmento automotivo. Esses serviços podem incluir o fornecimento de dados de tráfego da HERE em tempo real, com informações de segurança, que utilizam dados emitidos por sensores de bordo de veículos, como luzes de perigo, faróis para nevoeiro, câmeras, freios de emergência e controle eletrônico de estabilidade para a construção de uma rede de vias em tempo real.

Até o final de 2019, esses serviços vão agregar informações de milhões de carros em todo o mundo, fornecendo aos motoristas e passageiros dados de valor sobre potenciais perigos das estradas, acidentes e mau tempo.

Gerenciamento inteligente de resíduos

Por fim, a Vodafone Alemanha e a HERE planejam estender a colaboração de seus serviços para cidades inteligentes. As empresas já estão identificando oportunidades em potencial para integrar os serviços de localização da HERE com a oferta de Internet das Coisas (IoT) da Vodafone no país. Uma das oportunidades está na área de gerenciamento de resíduos sob demanda e automatizados.

As empresas também veem oportunidades para oferecer soluções integradas em outras áreas, incluindo estacionamentos conectados, iluminação e mobilidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.