TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Siemens amplia soluções Digital Enterprise para Indústria 4.0

Postado em: 11/01/2019, às 17:45 por Redação

Com a maior integração de tecnologias como inteligência artificial (IA) e edge computing em seu portfólio, a Siemens está preparando o caminho para o futuro da indústria. Presente na feira SPS Drives IPC, na Alemanha, entre os dias 27 e 29 de novembro, a companhia alemã apresentou uma série de inovações e aplicativos específicos do setor, incluindo dispositivos de automação que utilizam inteligência artificial em máquinas de produção e fábricas de processamento, além de conceitos de rede integrada, promovendo o uso de soluções inovadoras de automação e software.

"Um número cada vez maior de indústrias, em particular as de pequeno e médio porte, está em processo de transição para a Indústria 4.0, melhorando sua posição competitiva com soluções digitais", explicou Klaus Helmrich, membro do Conselho de Administração da Siemens AG, na feira SPS Drives IPC. "Isso se aplica a todos os setores industriais com demandas de mercado em constante mudança, em que os produtos precisam ser fabricados com velocidade e flexibilidade crescentes e em quantidades reduzidas".

Industrial Edge é um conceito criado pela fabricante para as indústrias de processos e de manufatura discreta, que permite o processamento de dados nas máquinas, como complemento ideal para a computação na nuvem, utilizando o MindSphere, o sistema operacional de IoT aberto da Siemens.

Os usuários podem se beneficiar com a integração e flexibilidade que o sistema permite para a análise de dados em campo ou na nuvem, dependendo dos requisitos.

A Siemens fornece suporte adicional aos seus clientes, realizando a transformação digital com a integração de tecnologias de IA. Os aplicativos iniciais com IA já foram implementados com sucesso nas próprias instalações da companhia; por exemplo, na Siemens Electronics Factory em Amberg.

Lá, os dispositivos edge computing que operam com IA são usados para implementar medidas de manutenção preditiva, reduzindo em 100% as paradas não programadas das máquinas devido a danos no rolamento do motor em fresadoras equipadas com placa de circuito impresso.

Além disso, há o lançamento de um novo módulo com chip integrado habilitado para IA para o controlador Simatic S7-1500. Essa novidade permite que funções como controle de qualidade e processos de manuseio realizados por robôs sejam otimizados com o uso de algoritmos de aprendizado de máquina.

As inovações apresentadas na feira incluem a série de conversores de frequência SINAMICS G120X, que foi otimizada para uso em bombas e ventiladores no setor de infraestrutura. Com o SINAMICS Connect 300, os drives também podem ser conectados ao MindSphere, permitindo a otimização de processos e estratégias de manutenção por meio da análise de dados operacionais coletados de conversores, conjunto de acionamento e máquinas.

O Sidrive IQ é uma plataforma digital oferecida pela Siemens para a análise e utilização de dados de sistemas de acionamento. Com base nos sistemas de acionamento da Siemens conectados em rede, esse aplicativo baseado na nuvem também está disponível para motores e conversores de média e alta tensão.

A Siemens também apresentou três novos pacotes de aplicativos para o MindSphere: Connect & Monitor, Analyze & Predict, Digitalize & Transform, todos incluindo serviços de consultoria abrangentes.

Esses itens permitirão que os usuários façam uma implementação ainda mais rápida e mais simples de projetos de IoT (Internet das Coisas), por exemplo, acelerando a conexão, análise e otimização de ativos e prevendo e prevenindo paradas não programadas da fábrica. Eles também simplificarão o desenvolvimento de novos serviços e modelos de negócios.

O crescente ecossistema em torno do MindSphere deve trazer ainda mais benefícios aos usuários, permitindo um alto nível de flexibilidade na escolha da infraestrutura (Amazon Web Services, Microsoft Azure e Alibaba Cloud). Ao adquirir a Mendix e sua plataforma de desenvolvimento low-code, a Siemens ajuda, em particular, as empresas de pequeno e médio porte a desenvolver seus próprios aplicativos.

RSS
Facebook
Google+
http://tiinside.com.br/tiinside/home/internet/11/01/2019/siemens-amplia-solucoes-digital-enterprise-para-industria-4-0/
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial