Marco civil fica novamente sem data para votação e PMDB agora se diz contra o projeto

0

A votação da proposta do marco civil da internet (PL 2.126/11), um dos projetos que tranca a pauta de votações do plenário da Câmara dos Deputados, foi adiada novamente nesta terça-feira, 11, por causa da insatisfação dos líderes da base aliada, especialmente do PMDB. Descontente com a distribuição de ministérios pela presidente Dilma Rousseff, o partido agora se diz contra a aprovação do projeto de lei, que ficou sem data definida para ir à votação. Os peemedebistas também aprovaram a proposta de criação de uma comissão mista da Câmara e do Senado para investigar a Petrobras.

Na manhã desta terça os deputados Vicentinho, líder do PT-SP, e Alessandro Molon (PT-RJ), relator da proposta, já acenavam com o adiamento da votação ao deixarem a reunião de líderes da base aliada, realizada no gabinete da liderança do governo.

A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, também esteve na liderança do governo, mas não quis se pronunciar. Ela não participou da reunião de líderes, mas conversou pessoalmente com líderes e outros deputados da base insatisfeitos com a relação com o governo.

Os deputados reclamam que o governo não cumpre seus compromissos relativos à liberação de emendas parlamentares. "A política deve ser feita numa relação de confiança entre dois lados. É isso que está ruído na atual conjuntura", disse o deputado Giacobo (PR-PR), ao deixar a reunião.

Segundo Vicentinho, o problema não foi resolvido na manhã de terça. "A situação da base continua insegura", disse. "A meta principal do PT é votar o Marco Civil da Internet, mas parece que não será possível esta semana, já que alguns partidos da base não querem votá-lo. Não por ser contra a proposta, mas por causa da conjuntura política", afirmou.

O principal opositor da matéria, o líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), não participou da reunião.

Vicentinho acredita, porém, que, a despeito das insatisfações na base aliada, ainda possam ser votados nesta terça os destaques ao projeto de lei do novo Código de Processo Civil em sessão extraordinária, após a ordinária. As informações são da Agência Câmara.

Notícia atualizada às 20h27.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.