NSA teria usado a brecha Heartbleed para coleta de dados em massa, segundo fontes

0

A descoberta nesta semana do bug Heartbleed, brecha de segurança que permite que hackers roubem senhas de usuários em muitos sites da web e aplicativos móveis, a qual fez soar o alarme nas empresas em todo o mundo, não chega a ser propriamente uma novidade. Ao menos para a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) ele já era bastante conhecido, há pelo menos dois anos, segundo duas pessoas familiarizadas com o assunto revelaram à imprensa internacional nesta sexta-feira, 11.

O mais grave é que o órgão de inteligência americano teria se aproveitado desse bug para coletar de dados em massa regularmente para seu polêmico programa de espionagem, segundo as mesmas fontes.

O bug Heartbleed — algo como hemorragia cardíaca — é uma falha no OpenSSL, protocolo de criptografia usado na internet para proteger informações sigilosas, como as senhas. Ele foi descoberto pela empresa de segurança finlandesa Codenomicon. O Google, que ficou sabendo antes de outras empresas, avisou algumas delas sobre o problema antes de divulgar a informação para o público.

O bug já está sendo considerado uma das maiores falhas da história da internet, abrindo brecha na segurança básica de dois terços dos sites do mundo. Sua descoberta e a criação de uma correção por pesquisadores há cinco dias levou usuários a alterar suas senhas, além de ter feito o governo canadense a suspender a declaração do Imposto de Renda pela internet e levado fabricantes de equipamentos de rede como a Cisco Systems e a Juniper Networks a fornecer correções para seus sistemas.

Fragilidade do código aberto

Ainda de acordo com as fontes, o bug Heartbleed possibilitou a NSA obter senhas e outros dados básicos, além de ter deixado milhões de usuários vulneráveis a hackers criminosos. Especialistas dizem que a busca de falhas é fundamental para a missão da NSA, embora a prática seja controversa. Segundo eles, a NSA e outras agências de inteligência destinam milhões de dólares para caçar falhas de software, que são fundamentais para obtenção de dados. E protocolos de código aberto como o OpenSSL, onde a falha foi encontrada, são os alvos primários. A falha para muitos deles, aliás, expõe a fragilidade dos softwares de código aberto.

Isso sem falar que a agência americana tem mais de mil especialistas dedicados a esmiuçar essas falhas usando técnicas sofisticadas de análise, muitas delas classificadas. A NSA encontrou a falha Heartbleed logo após a sua introdução, de acordo com uma das pessoas familiarizadas com o assunto, e se tornou parte fundamental do conjunto de ferramentas da agência para roubar senhas de contas e outras tarefas comuns.

A NSA, que tem enfrentado nove meses de duras críticas devido a amplitude de seu programa de espionagem, a partir do vazamento de documentados à imprensa pelo ex-colaborador da agência, Edward Snowden, deve sofrer outro revés com essa nova revelação, o que contribuirá também para acelerar a reformulação do programa, proposta pelo presidente dos EUA, Barack Obama, ao Congresso Nacional.

A revelação também permite uma visão mais clara dos papéis, por vezes contraditórios, da agência, segundo os especialistas. Ou seja, ao mesmo tempo em que protege sistemas do governo e das empresas do país de ciberataques, durante a coleta de informações ataca computadores de terceiros, incluindo cidadãos americanos. Com informações de agências internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.