Número de dispositivos conectados à web deve crescer 30% em 2015, aponta Gartner

0

De acordo com recente projeção do Gartner, 4,9 bilhões de dispositivos conectados à internet estarão em uso em 2015, o que, se confirmado, representará um aumento de 30% em relação a este ano. Sob uma perspectiva maior, o número deve chegar a 25 bilhões em 2020.

Esta súbita expansão, segundo a consultoria, irá aumentar o impacto econômico da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), na medida em que consumidores, empresas, autoridades municipais, hospitais e muitas outras entidades encontram novas maneiras de explorar a tecnologia.

As aplicações voltadas ao consumidor final serão responsáveis pelo maior número de dispositivos conectados no período, enquanto o setor corporativo representará a maior fatia da receita. O Gartner estima que 2,9 bilhões de dispositivos conectados estarão em uso no setor de consumo em 2015, número que saltará para 13 bilhões em 2020. O setor automotivo irá mostrar a maior taxa de crescimento (96%) no próximo ano.

De uma perspectiva da indústria, manufatura, serviços públicos e transporte serão os três principais setores que utilizarão a Internet das Coisas em 2015 – juntos, os segmentos terão 736 milhões de objetos conectados em uso. Já em 2020, utilities deve ocupar o primeiro lugar, devido ao investimento em medidores inteligentes, seguida por manufatura e governo, totalizando 1,7 bilhão de unidades conectadas à web.

"O número de dispositivos inteligentes conectados vai continuar a crescer exponencialmente, e os CIOs devem olhar para as oportunidades para criar novos serviços, cenários de uso e modelos de negócios baseados neste crescimento", avaliou Steve Prentice, vice-presidente do Gartner.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.