Cade publica primeiros dados abertos à sociedade

0

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade disponibilizou os primeiros dados abertos relativos à sua atuação na defesa da concorrência no país.

Seguindo as metas estabelecidas no Plano de Dados Abertos – PDA editado em abril de 2017, o Cade deu publicidade a três conjuntos de informações: controle de decisões, multas aplicadas em processos de condutas anticompetitivas e histórico de arrecadações ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos.

Para 2018, está prevista no PDA a publicação dos dados de processos referentes a atos de concentração econômica, além de eventuais atualizações das informações já disponíveis.

A elaboração e publicação do PDA pelo Cade segue determinação estabelecida pelo Decreto 8.777/16, que institui a Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal, e considera princípios e diretrizes de outros normativos que tratam de transparência ativa, como a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/11).

O planejamento da abertura de informações tem como objetivo facilitar o intercâmbio de dados entre órgãos e entidades da administração pública federal e as diferentes esferas da federação; construir ambiente de gestão pública participativa e democrática; fomentar a pesquisa científica de base empírica sobre a gestão pública; entre outros.

O PDA do Cade possui vigência entre 2017/2020 e contará com revisões anuais.  Os dados podem ser acessados pelo endereço eletrônico http://dados.gov.br/dataset/controle-de-decisao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.