Preços de produtos vendidos pela web têm ligeira inflação em janeiro

0

Os preços dos produtos comercializados pela internet registraram inflação de 0,73% em janeiro, embora represente uma queda de 0,92 ponto percentual em relação ao mês anterior, quando foi registrada inflação de 1,65%. Além disso, o índice significa um recuo de 2,27 pontos percentuais em relação à inflação observada em janeiro de 2013 (-3%), de acordo com o índice e-Flation.

Na somatória dos últimos 12 meses, o índice registrou inflação de 3,82%, representando aumento de 8,44 pontos percentuais em relação a igual período do ano anterior, quando o percentual observado foi de – 4,62%. O indicador, desenvolvido pelo Programa de Administração do Varejo (Provar), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados e a Íconna, monitora a variação dos preços de produtos ofertados online, acompanhando as tendências no mercado de consumo pela internet.

Entre as principais categorias responsáveis pela inflação em janeiro estão livros (+6,74%); telefonia e celulares (+5,33%); informática (+2,51%); medicamentos (+0,90%); brinquedos (+0,28%) e CDs e DVDS (+0,22%). Já as categorias que apresentaram deflação no período foram eletrodomésticos (-3%); eletroeletrônicos (-2,27%); cine e fotos (-3,64%) e perfumes e cosméticos (-0,20%).

"A facilidade de comparação dos preços na internet fez com que o índice de inflação apresentasse redução perante o patamar registrado em dezembro. Porém, o que se percebe é que a inflação dos preços de loja física também está impactando no universo virtual", comenta Claudio Felisoni, presidente do conselho do Provar/Fia.

O e-Flation é avaliado a partir da segunda quinzena do mês referente à primeira do mês em subsequente. Os itens que compõem a cesta de cada uma das categorias são aqueles que, sendo os mais anunciados entre os sites mais procurados, resultam no que se chama de "campeões de vendas".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.