Facebook firma parceria com outras empresas de internet para combater ameaças online

0

O Facebook firmou parceria com um grupo de empresas de internet para lançar a ThreatExchange, plataforma que funciona como uma rede social, projetada para permitir o compartilhamento de dados e informações sobre ciberataques e outras ameaças online. Entre os parceiros da rede social no projeto estão o Twitter, Pinterest, Tumblr e sua empresa-mãe Yahoo, Dropbox e Bitly.

De acordo com o Facebook, a raiz do projeto foi um "ataque de spam baseado em malware" (botnet, rede zumbi controlada por cibercriminosos que pode roubar dados confidenciais dos computadores infectados) contra várias das empresas de internet há pouco mais de um ano. "Nós rapidamente aprendemos que compartilhar informações era a chave para vencer o botnet, porque partes dele foram hospedadas em nossos respectivos serviços e nenhum de nós tinha o quadro completo", explicou Mark Hammell, executivo do Facebook, em uma publicação no blog da empresa.

"Durante nossas discussões, ficou claro que precisávamos de um modelo melhor para a partilha de informações contra ameaças. Durante as conversas, o Facebook se ofereceu para construir o que agora se tornou a ThreatExchange, plataforma baseada em API para obter informações sobre ameaças à segurança."

A ThreatExchange é baseada em uma infraestrutura existente do Facebook, por meio da qual seus parceiros podem ter acesso a informações sobre novas ameaças e compartilhar seus próprios dados com todas ou algumas das empresas envolvidas. "Dados sobre ameaças são tipicamente informações livremente disponíveis, como nomes de domínio e amostras de malware, mas para situações em que uma empresa pode querer compartilhar certos indicadores com outras empresas que estão enfrentando os mesmos problemas. Isso ajuda a evitar erros usando um conjunto predefinido de campos de dados", escreveu Hammell.

Embora as empresas envolvidas na ThreatExchange sejam rivais, os benefícios do compartilhamento de informações sobre botnets e malwares são claramente perceptíveis. "Nosso objetivo é que as organizações sejam capazes de usar a ThreatExchange em qualquer lugar para compartilhar informações sobre ameaças mais facilmente, e aprender com as descobertas de cada um, tornando seus próprios sistemas mais seguros", finalizou Hammell.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.