EUA e Índia lideram solicitações de dados de usuários do Facebook no primeiro semestre

0

Durante os primeiros seis meses deste ano, o Facebook recebeu 41.214 pedidos de dados de usuários e a retirada de 20.568 postagens de conteúdos da rede social, do Messenger, WhatsApp e Instagram, feitos por órgãos governamentais do mundo todo, de acordo com um relatório publicado nesta quinta-feira, 12, pelo Facebook.

O levantamento aponta que, entre janeiro e junho, 92 países solicitaram a retirada de conteúdos dos sites da companhia, alegando de que violaram suas leis, sendo que o número de pedidos corresponde a mais do que o dobro das 8.774 solicitações recebidas em igual período de 2014. Segundo o Facebook, as requisições de dados de contas de usuários também aumentaram, 18%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Entre os países que mais bisbilhotaram a vida dos usuários da rede social no primeiro semestre a Índia e os Estados Unidos lideraram com folga. Os EUA fizeram 17.577 solicitações para o fornecimento de dados, referentes a 26.579 contas de usuários, enquanto a Índia fez a maior parte dos pedidos de retirada de conteúdos, com 15.155 requisições, o triplo das solicitações feitas pelo país durante o mesmo período do ano passado. O Facebook diz acabou fornecendo, pelo menos, alguns dados para cerca de 80% dos pedidos norte-americanos.

O relatório mostra ainda que os pedidos da Turquia aumentaram 58%, para 4.496 requisições, enquanto a França fez 295 pedidos, aumento de 22%.

O Facebook começou a publicar o relatório sobre a quantidade de informações solicitadas por governos há cerca de dois anos, como parte de sua política de transparência sobre o volume de informações de usuários que fornece às autoridades. Apple, Microsoft e outras companhias também publicam relatórios semelhantes. A Apple, por exemplo, divulgou em seu último relatório um aumento de 9% no número de solicitações recebidas de agentes da lei durante o primeiro semestre do ano.

Em um post em seu blog, o Facebook reiterou que não dá acesso direto aos dados das pessoas. Os funcionários dos governos apenas indicam o conteúdo que julgam violar as leis locais dos países. Se concordar com a solicitação, a empresa retira a postagem do conteúdo exibida no país. Por exemplo, mensagens que negam o Holocausto são bloqueados na Alemanha, onde a negação do Holocausto é ilegal.

O Facebook também criou um formulário para solicitações de autoridades governamentais e policiais que querem dados sobre usuários da rede social. Frequentemente os pedidos são relacionados a investigações criminais. A empresa diz que cada pedido é verificado para analisar se há "suficiência legal" e que, muitas vezes, compartilha apenas as informações básicas, incluindo nome e por quanto tempo um usuário está no Facebook. Com informações de agências de notícias internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.