IoT vai crescer 140% e atingir 50 bilhões de dispositivos até 2022

0

Novos dados da empresa de pesquisas  Juniper Research revelaram que o número total de sensores e dispositivos IoT (Internet das Coisas) conectados deve ultrapassar 50 bilhões até 2022, mais que o dobro dos estimados 21 bilhões em 2018.

A nova pesquisa da Juniper, "A Internet das Coisas: Consumidor, Industrial e Serviços Públicos 2018-2023", descobriu que esse crescimento, equivalente a 140% nos próximos 4 anos, será impulsionado por serviços de computação de ponta (Edge Computing, processamento de dados longe da nuvem e mais perto da fonte); aumentando a escalabilidade e a segurança da implantação.

Como parte dessa nova pesquisa, a Juniper classificou os principais fornecedores do setor: IBM, Microsoft, Intel, Bosch e Nokia

Ela observou que a amplitude de serviços e investimentos da IBM em sua plataforma Watson foi recompensada. No entanto, o tremendo crescimento da Microsoft no espaço da nuvem empresarial, seus serviços IoT Edge e sua inteligência artificial destacam uma oferta cada vez mais atraente no mercado.

Inteligência move-se para o limite

A pesquisa descobriu que a ascensão da computação de borda seria crítica na ampliação das implantações, devido à redução dos requisitos de largura de banda, tempos de resposta de aplicativos mais rápidos e melhorias na segurança de dados.

A Juniper previu que uma proporção substancial dos estimados 46 bilhões de dispositivos industriais e corporativos conectados em 2023 dependerá da computação de ponta. Portanto, abordar os principais desafios em torno dos modelos de padronização e implantação será crucial. O autor da pesquisa, Steffen Sorrell, acrescentou: "A IoT no limite aumenta drasticamente o escopo e o valor do projeto. No entanto, deve-se notar que o trabalho em torno da padronização, interoperabilidade e como gerenciar a descentralização do processamento de dados permanece em desenvolvimento ".

O gerenciamento de transações IoT requer inovação de blockchain

A Juniper prevê que as blockchains executadas pelo consórcio ou tecnologias similares de contabilidade distribuída, como a IOTA, terão um papel importante na entrega de eventos futuros de IoT ou gerenciamento de transações de pagamento.

No entanto, ambas as abordagens atualmente carecem de uma verdadeira descentralização oferecida pelas blockchains públicas, um requisito fundamental para a confiança de ponta a ponta.A  Juniper afirmou que as oportunidades de tecnologias blockchain na IoT permaneceriam limitadas até que tais questões sejam resolvidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.