Grupo Record lança PlayPlus, marketplace de streaming e vídeo on demand

1

O Grupo Record anunciou nesta segunda-feira, 13, o lançamento do seu serviço de streaming e vídeo sob demanda batizado de PlayPlus, reunindo conteúdo próprio e de canais parceiros, além de produções nacionais e internacionais, rádios e podcasts. Será o primeiro marketplace do Brasil aberto para todo o território nacional e com opções de assinatura variadas para diferentes perfis de assinantes, que entra no ar a zero horas desta terça-feira.

"Com uma única porta de entrada, o usuário pode ter acesso ao melhor do jornalismo, entretenimento, esportes e dramaturgia com formas de acessos que vão desde a gratuidade, passam por um plano bastante acessível e permitem add ons de canais, democratizando o acesso a programações de qualidade onde e quando quiser", comenta Antonio Guerreiro, superintendente de Estratégia Multiplataforma do Grupo Record, que preferiu não divulgar expectativas de crescimento de receitas, captação de assinantes e investimentos realizados

A tecnologia foi desenvolvida pela Samba Tech, em conjunto com a área de operações multiplataforma do Grupo Record e vai entregar desde a infraestrutura para streaming dos vídeos, passando pela gestão do pagamento e transações, até a operação de atendimento e suporte dos usuários, que será viabilizado através de chatbots e atendimento telefônico para dúvidas específicas.

Todo o planejamento e desenvolvimento da plataforma levou cerca de um ano para chegar ao mercado com uma proposta diferente, reunindo diversos conteúdos e produtos do mercado. "Exploramos diferentes fontes de conhecimento e fizemos um soft launch durante mais de 30 dias para convidados para testar a usabilidade e experiência de navegação e consumo de conteúdo. Tudo isso serviu de insumos para o desenvolvimento do produto – que não para por aqui. Nossa ideia é ter desenvolvimento e atualização contínuos", conta Claudio Luiz, diretor de Mobile e OTT da Samba Tech, tradicional parceiro do Grupo.

Parte dos conteúdos oferecidos serão gratuitos para qualquer usuário. Outro segmento será o modelo de assinaturas por R$ 12,90 para até quatro perfis de usuários. Além disso, o PlayPlus dá a opção de o usuário adicionar conteúdo específico na modalidade de Add-On, como um "A La Carte", e assim montar o seu pacote e programação de vídeos.

A plataforma estará disponível em www.playplus.com, em aplicativos para smartphones dos sistemas operacionais iOS e Android e, em um segundo momento, nas smart TVs. Com sinal aberto para todo o território nacional, a expectativa é em breve abrir, em roll out, para outros países onde o Grupo Record atua.

Mercado

Os serviços de TV On Demand e em Streaming, baseados na oferta de players over the top (OTT), deverão gerar US$ 64,7 bilhões de receitas em todo o mundo até 2021. Por isso, o lançamento do PlayPlus contou em seu desenvolvimento com o apoio do time de Digital da PwC Brasil para o processo de estruturação da plataforma.

A PwC Brasil analisou fatores como o perfil da marca Grupo Record e a segmentação de telespectadores para definir o modelo de negócios, a precificação e as propostas de relacionamento com terceiros e esse trabalho de consultoria levou à construção de um modelo inovador de distribuição de conteúdo. O estudo revelou que existe espaço para novos players nesse mercado de streaming para concorrer com Netflix, Amazon Prime, Apple TV, Globoplay, entre outros.

Entre 2016 e 2017, o mercado de mídia assistiu a uma queda considerável no número de brasileiros adeptos da TV por assinatura, o que exigiu mudanças por parte das grandes produtoras de conteúdo para TV. "O projeto nasceu da iniciativa e da percepção do Grupo Record de que era preciso investir fortemente neste tipo de plataforma. O papel da PwC Brasil foi dar prosseguimento à estratégia digital da companhia, iniciada com a criação do portal R7, ainda em 2009", explica Carlos Giusti, sócio e líder de Digital da PwC Brasil.

Guerreiro disse que em breve mais 4 canais serão anunciados em breve, como um canal para reforçar a presença do PlayPlus no segmento esportivo, com a participação especial de profissionais da ESPN. Informou ainda que até o final do mês abrirá inscrições para produtores independentes apresentarem projetos ao PlayPlus.

Produções originais

Para brigar nesse mercado de gigantes, o PlayPlus terá conteúdos exclusivos estreando todos os meses. Os primeiros programas serão:

Bola Vai no Meu Lugar: Marcos Chiesa, o Bola, e Carlinhos Silva, o Mendigo, voltam ao ar com programa exclusivo com 10 episódios em formato de reality show comédia gira em torno de ambos personagens desempregados, que criaram um negócio de fazer "trampos" gerais para pessoas que estão impossibilitadas ou simplesmente não estão afim de fazer. Na dinâmica da dupla Carlinhos "agiliza os trampos" e o Bola os executa. A intenção é se colocar no lugar do outro em situações reais e dessa maneira gerar empatia por meio do humor.

Pais da Nova Era: com cinco episódios de aproximadamente 20 minutos, Marcos Mion, pai do Romeo, da Donatella e do Stefano, encontra e apresenta outros pais dedicados para compartilhar, numa conversa franca, suas histórias inspiradoras sobre paternidade. O papo aberto levanta discussões sobre os deveres dos homens na criação e educação dos filhos. Os entrevistados, famosos ou não, são: Piangers – um homem criado sem pai, sem nenhuma referência paterna que conseguiu se transformar em um dos maiores exemplos de pai que temos na atualidade; Junior Lima – que mergulhou de cabeça no universo da paternidade; Marcos, que foi pai aos 14 anos; Fulvio Pacheco, que se descobriu autista após o mesmo diagnóstico do filho e Arlindo – pai jovem que fala sobre os desafios e o amor da criação de uma criança portadora da Síndrome de Down.

De Folga da Fama: Ticiane Pinheiro terá um programa de cinco episódios que levará famosos para um dia de atividades que normalmente não fariam, além de entrevistar pessoas ligadas a eles. MC Gui e Joelma são alguns das celebridades que participam da atração.

Eleições 2018: serão seis programas ancorados pelo jornalista Eduardo Ribeiro, repórter especial do Jornal da Record, com participação de Christina Lemos, jornalista de Brasília, especializada em política, e 12 convidados, entre eles Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato; Claudia Costin, ministra do governo FHC; e uma rara entrevista com o Leandro Daiello, diretor-geral da Política Federal por quase sete anos (2011-2017), quando a instituição investigou os maiores escândalos de corrupção do Brasil.

Camarim da Xuxa: com estreia em outubro, a produção marca a volta da apresentadora ao conteúdo dirigido ao público infantil. Com formato variado, podendo ser um bate papo, um dia de camarim, uma brincadeira de "continue essa história", a resolução para algum dilema ou até mesmo a realização de um sonho, o objetivo é um só: captar toda a espontaneidade das crianças em um ambiente lúdico, descontraído e com câmeras discretas. A intenção é dar liberdade ao tipo de conteúdo que querem consumir e discutir, em linha com a proposta da plataforma em que será transmitido. Dessa forma, os episódios serão diferentes um do outro e pautados pelas histórias dos próprios participantes. As gravações serão feitas em São Paulo e no Rio de Janeiro e a ideia é brincar com o imaginário trazendo temas e assuntos que conectem os baixinhos dos anos 1980 com os de hoje.

Você Sabia?: dos mesmos criadores do canal, com 14 milhões de seguidores sobre curiosidades e fatos interessantes do mundo, Lukas Marques e Daniel Molo farão uma produção especialmente para o PlayPlus.

O PlayPlus também pretende alavancar youtubers Christian Figueiredo, T3ddy e Mauro Nakada que estarão juntos no PlayPlus, em uma produção totalmente original. Paulo Vieira, do Programa do Porchat, também protagoniza seu próprio programa, em formato criado especialmente para a plataforma.

E em setembro, o público do PlayPlus vai assistir em primeira mão a todos os episódios da série inédita Terrores Urbanos, que só vai ao ar em 2019 na Record TV.

Para A Fazenda, além das 24 horas do reality show, que serão exclusivas para o assinante do PlayPlus, um mês antes da estreia Marcos Mion comandará um aquecimento cheio de humor, em uma programação inédita.

O conteúdo do PlayPlus contará com acervo da TV Record, que já vinha sendo digitalizada pela área de engenharia da TV, como Família Trapo, Bronco Total, Festival MPB, Show do Dia 7, Sambão com Elizeth Cardoso, Especial Elis Regina, Programa Flávio Cavalcanti e Prêmio Roquete Pinto

Canais parceiros

ESPN – O conteúdo on demand da ESPN e o canal ESPN Extra estarão disponíveis a partir do primeiro pacote pago, assim como outros canais parceiros. O segundo pacote agregará os outros três canais lineares da ESPN no mercado brasileiro. O PlayPlus disponibilizará também produções exclusivas com os talentos do jornalismo da ESPN Brasil em conteúdo a ser lançado nos próximos meses.

Os clientes do PlayPlus contarão com a transmissão simultânea do ESPN Extra, um dos quatro canais da ESPN no mercado brasileiro, que exibe jogos ao vivo do futebol internacional, além de ligas femininas, eSports e esportes radicais. A plataforma ainda contempla algumas das atrações mais conhecidas do jornalismo dos canais ESPN, como os programas Bola da Vez, Resenha ESPN, Futebol no Mundo e ESPN League. Vídeos sob demanda também estarão disponíveis no PlayPlus. Entre os destaques, estão documentários sobre grandes nomes do esporte produzidos na série 30 for 30.

"A parceria com o Grupo Record reforça o compromisso da ESPN em oferecer conteúdo esportivo nas mais variadas plataformas, a qualquer momento e lugar. Junto a um dos maiores grupos de mídia do mercado brasileiro, ofereceremos a variedade e credibilidade que a ESPN é reconhecida no mundo todo", destaca Marcello Zeni, vice-presidente de afiliadas da Disney/ESPN.

PlayKids – A PlayKids, uma das líderes globais em conteúdo educativo para as famílias, estará no PlayPlus com mais de 200 vídeos de pelo menos dez séries originais em português. Esse é o primeiro acordo de distribuição do conteúdo original de PlayKids para além plataforma infantil. Atualmente, os conteúdos originais PlayKids figuram sempre entre os mais acessados do APP próprio. "Sabemos da relevância e do potencial dos conteúdos produzidos na PlayKids, e esse acordo de distribuição para um player tão representativo nos dá ainda mais certeza sobre nossos ideais", diz Fernando Collaço, head de conteúdo da PlayKids.

Jacarelvis – Projeto do Animar Estúdio, chega ao PlayPlus com 26 episódios focados no relacionamento entre pais e filhos para o período pré-escolar, tudo embalado por ritmos musicais como blues, rock, reggae e MPB.

FishTV – Com 46 milhões de telespectadores e programas voltados à pesca esportiva e a preservação ambiental, o canal tem a missão de difundir conteúdo de qualidade, mostrando toda a riqueza natural do país por meio do turismo sustentável. Na estreia do PlayPlus, estarão disponíveis os programas: Elas na Pesca, Na Pegada do Fly, Pesque e Pague, A Meta e Biopesca. Além de conteúdos e inéditos.

Rádios – Vagalume, maior site de letras de músicas do país, estará com a Rádio Vagalume. Rádios 98FM e Sociedade também apresentarão sua programação.

Podcasts – LiderCast,  Café Brasil, YellowCast, Na Trilha, Ondem, BeerCast, Half Deaf.

Campanha publicitária de lançamento

Como se trata de uma campanha de awareness da marca , a base criativa foi pautada pela curiosidade a fim de gerar gatilhos e estímulos que despertassem interesse em conhecer a plataforma e levar a mensagem como faísca para estimular o comportamento das pessoas a baixarem o app de forma simples e direta.

"O PlayPlus é realmente surpreendente em relação a sua qualidade de conteúdo. Por acreditarmos muito na experiência de uso do APP, focamos a comunicação em estimular o maior número possível de pessoas a baixarem o aplicativo. Até porque, uma vez baixado é a sua capacidade de informar e entreter que vai fidelizar os usuários", comenta Rafael Pitanguy, VP de Criação da Y&R, agência criadora da campanha publicitária.

As fantasias dos ursos da campanha foram trazidas da Argentina e de Los Angeles. O urso americano é um animatronics – dispositivo robótico desenvolvido com o objetivo de reproduzir algum ser vivo, seja ele real ou não – que já participou de campanhas publicitárias e filmes.

1 COMENTÁRIO

  1. Alvíssaras. Efusivos parabéns à Rede Record, pelo oportuno lançamento da plataforma 'PlayPlus', território anteriormente dominado pela Rede Globo.
    Declaro minha pretensão em ser um dos seus felizes assinantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.