Empresas fundam Pacto Empresarial Brasileiro pela Digitalização Humanizada do Trabalho

0

As empresas EDP, EY, Fiap e Korn Ferry anunciam nesta segunda-feira, 13, o lançamento e a adesão ao Pacto Empresarial Brasileiro pela Digitalização Humanizada do Trabalho. O objetivo da iniciativa é a mobilização das lideranças empresariais do Brasil em um movimento humanizador da digitalização do trabalho, engajando toda sociedade e partes interessadas por meio de um ecossistema colaborativo de discussão.

As primeiras iniciativas das empresas-parceiras foram a estruturação e adesão ao Pacto Empresarial de Digitalização Humanizada do Trabalho e o anúncio de um Summit sobre o tema, a ser realizado no primeiro trimestre de 2018, que reunirá executivos e especialistas em debates sobre a robotização de processos e os impactos da utilização de sistemas robóticos na sociedade e nas companhias.

As empresas-parceiras são signatárias de 10 princípios fundamentais que regem o Pacto Empresarial Brasileiro pela Digitalização Humanizada:

• Humanização: Considerar sempre o fator humano na tomada de decisão sobre tecnologia, criando condições para que se fortaleça a capacidade de adaptação ao novo paradigma organizacional.

• Liderança: Liderar a busca de soluções e o engajamento das partes interessadas na promoção da digitalização humanizada do trabalho.

• Integração: Promover a integração entre o setor público, as organizações empresariais, entidades do terceiro setor e outras partes interessadas na busca da aplicabilidade dos conceitos da digitalização em benefício da sociedade em geral.

• Equilíbrio: Reger os vetores de equilíbrio da mudança considerando a capacidade adaptativa do indivíduo, a velocidade de absorção da organização, mudanças no contexto social e o envolvimento de demais agentes.

• Capacitação: Incentivar parcerias com entidades educacionais para assegurar a inclusão digital na grade de desenvolvimento e treinamento das pessoas envolvidas no processo de transformação do novo ambiente de trabalho.• Inclusão: Assegurar condições de igualdade no acesso às plataformas de formação profissional independentemente da idade, raça, gênero, religião, situação econômica ou social.

• Conhecimento: Colaborar ativamente na realização de estudos e pesquisas que estimulem constantemente a produção de novo conhecimento, promovendo seu compartilhamento entre todas as partes interessadas.

• Transparência: Propiciar o acesso à informação, visando uma melhor compreensão da dinâmica e impacto da transformação dentro da esfera do indivíduo, organização e sociedade.

• Segurança: Mitigar os riscos e potencializar os benefícios dos avanços tecnológicos, aplicando boas práticas de segurança da informação e governança.

• Compliance: Estar comprometido com uma atuação ética e alinhada aos princípios da conformidade.P&D em RobotizaçãoJá alinhadas com o escopo do Pacto, a EDP e a EY, juntamente com a Universidade de São Paulo (USP), deram início recentemente a um projeto pioneiro de Pesquisa & Desenvolvimento para sistemas de inteligência artificial aplicados à área de distribuição de energia.

Com investimento de R$ 8,3 milhões ao longo de 18 meses, o projeto irá estudar os impactos da automação de processos com robôs de última geração.A iniciativa visa a estruturação de um observatório de tecnologias disruptivas que analisará, entre outros temas relevantes, os impactos na formação e gestão da força de trabalho.

A partir desse estudo, será possível identificar, medir e mitigar os aspectos socioeconômicos e culturais, ajudando a definir um novo perfil para os colaboradores e corpos diretivos das empresas diante das mudanças trazidas pela aplicação de novas tecnologias avançadas. O estudo inédito no setor de energia permitirá o uso de robôs de primeira geração, que são capazes de automatizar processos manuais e repetitivos, liberando as pessoas para atividades mais analíticas e criativas. Na sequência, será realizado o mesmo estudo usando robôs de terceira geração e superior, com o uso de inteligência artificial, capazes de aprender a identificar "padrões" e tomar decisões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.