Governo quer aperfeiçoar segurança da comunicação para evitar espionagem

0

Promovido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) em parceria com a Rede Nacional de Segurança da Informação e Criptografia (Renasic), acontece de 28 a 30 de janeiro, na Escola de Administração Fazendária (Esaf) em Brasília uma workshop que visa promover discussões e ações de melhorias de segurança para a suíte de comunicação Expresso. A solução construída com software livre será utilizada pelo governo federal e é uma das medidas de segurança adotadas pelo Estado brasileiro depois das denúncias de espionagem norte-americana.

José Sarto Mendes, da Coordenação Estratégica de Ações Governamentais do Serpro, explica que o objetivo principal do evento é a criação de uma comunidade ativa e permanente para avaliar, tratar e acompanhar as melhorias de segurança para o Expresso. Sarto esclarece que o workshop é um primeiro passo de aprimoramento dessa segurança, haja vista que a ferramenta será usada pelo governo federal. "As ações resultantes do evento deverão promover novos encontros desse porte", destaca Sarto.

Antônio Monclaro, da Renasic, comenta que a expectativa em relação ao workshop é grande e destaca a oportunidade que uma empresa do porte do Serpro está dando aos pesquisadores e especialistas do país, aglutinados pela Rede, para que usem seus conhecimentos e experiências no sentido de aperfeiçoar e fortalecer o Expresso V3, a terceira versão do Expresso customizado pelo Serpro. "É um dos projetos de maior relevância para o Brasil no atual contexto da segurança da informação no mundo", ressalta ele.

 Workshop

Grupos técnicos serão divididos pelos temas: criptografia e mobilidade; arquitetura de segurança; segurança no desenvolvimento e homologação, produção e auditoria. As discussões ocorrerão de forma simultânea em salas distintas.

No primeiro dia do evento, após a abertura e a apresentação do Expresso V3 feitas pelo Serpro, acontecerão palestras de universidades e instituições nas quais serão mostrados os pontos de vista de seus grupos de pesquisa sobre a problemática da segurança da informação e comunicações no mundo atual.

No segundo dia, a participação da Renasic será por meio de debates técnicos sobre o Expresso V3 com os gerentes e desenvolvedores do Serpro. Já no último dia, os participantes da Renasic darão sua colaboração ao Serpro na montagem das recomendações e na definição dos próximos passos. O produto do evento será um plano de ações, que irá implementar as melhorias identificadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.