Falso voucher para a Páscoa afeta mais de 330 mil pessoas em dois dias

0

O DFNDR Lab, laboratório da PSafe especializado em cibercrime, identificou um novo golpe digital que está ganhando escala rapidamente. Trata-se de um link malicioso, disseminado pelo WhatsApp, que promete vouchers de até R$800 para compra de chocolate para a Páscoa.

O antivírus gratuito DFNDR Security bloqueou, apenas nos últimos dois dias, o acesso de mais de 330 mil usuários à armadilha. Os especialistas da empresa de segurança digital também alertam para a criação de páginas falsas no Facebook com a intenção de imitar grandes redes varejistas e de comércio de doces para levar os usuários a sites de falsas promoções de Páscoa contidos nos posts.

Para passar credibilidade, os links maliciosos solicitam que o usuário responda às seguintes perguntas: "Qual presente é comum receber na Páscoa?", "O coelho da Páscoa simboliza o quê?" e "Que país festeja a Páscoa com as pessoas fazendo guerra de ovos, em vez de comer os de chocolate?". Ao responder as perguntas, independentemente das respostas fornecidas, e aceitar o suposto presente, o usuário autoriza o recebimento de notificações de hackers em seu celular.

"Tanto a URL que está circulando pelo aplicativo de mensagens quanto os falsos e-commerces têm como objetivo roubar dados pessoais e financeiros para depois utilizá-los em outros golpes, como inscrição em serviços pagos de SMS e compras nos cartões de crédito das vítimas", ressalta Emílio Simoni, diretor do DFNDR Lab.

Para não cair nessas ameaças, o especialista afirma que é preciso adotar soluções de segurança que disponibilizam a função de bloqueio anti-phishing, capaz de analisar ameaças e bloqueá-las instantaneamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.