Prefeitura de Campinas, Huawei e CPqD anunciam cooperação em projeto de cidades seguras

0

A Prefeitura Municipal de Campinas, CPqD e Huawei assinaram nessa quinta-feira,15, um Memorando de Entendimento que promove a colaboração para pesquisa e experimentação de soluções TIC aplicadas à segurança pública, um requisito para a disseminação de projetos de cidades inteligentes.

De acordo com o Memorando, o município de Campinas disponibilizará, segundo seu planejamento estratégico de ciência, tecnologia e inovação, que contempla a criação de espaços públicos descentralizados, experimentação e ideação coletiva, o ambiente urbano que irá abrigar o projeto de pesquisa e desenvolvimento firmado entre o CPqD e a Huawei. Dessa forma, será possível validar no ambiente urbano de um município de grande porte e importância econômica, dentro do conceito living lab, soluções avançadas de segurança pública (Safe City).

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (foto), que também preside a Frente Nacional de Prefeitos, explicou que segurança pública foi considerado como a principal preocupação dos municípios, motivo pelo qual o projeto começa com esse enfoque.  A cidade já tem câmeras de monitoramento na cidade, que receberá mais unidades com essa parceira.

"Ficamos muito honrados pelo convite realizado pelo CPqD e pela Huawei para que a cidade de Campinas se transformasse em um laboratório vivo para a implementação de tecnologias avançadas. A segurança dos cidadãos, o empreendedorismo e a inovação tecnológica são temas fundamentais para a administração pública e estou confiante que este projeto traga resultados positivos não só para a segurança, mas também para o bem-estar dos munícipes e para o estímulo à novas soluções de cidades inteligentes que poderemos adotar no futuro", afirma o prefeito.

"Para o CPqD, essa iniciativa representa um passo importante para a disseminação do conceito e a implantação de aplicações de cidades inteligentes no Brasil, especialmente em áreas estratégicas como segurança pública. Ao adotar recursos tecnológicos avançados, o município passa a dispor de ferramentas que permitirão melhorar sua gestão, desempenho e os serviços prestados à população. Essa iniciativa, portanto, é muito positiva para o país e está perfeitamente alinhada aos principais focos de atuação do CPqD atualmente, que incluem a oferta de tecnologias e aplicações de Internet das Coisas para cidades inteligentes", enfatiza Sebastião Sahão Júnior, presidente do instituto.

"Estamos muito felizes em participar deste projeto com o CPqD e a prefeitura de Campinas, que se mostra na vanguarda da inovação entre os municípios brasileiros. Com a experiência acumulada em projetos de inovação em mais de 170 países, a Huawei entende que a segurança pública é uma prerrogativa para a criação de novos projetos de cidades inteligentes. Ao adotar soluções inovadoras de conectividade, colaboração e computação em nuvem, os gestores municipais e as forças de segurança se tornam mais eficientes em prevenir e solucionar crimes, garantir o bem-estar da população e permitir o surgimento de novos serviços públicos digitais", destaca Yao Wei, CEO da Huawei do Brasil.

Atualmente, as soluções de Smart City da Huawei atendem mais de 120 cidades em mais de 40 países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.