Urbano Agroindustrial automatiza controle e monitoramento de silos

0

A Urbano Agroindustrial – uma das maiores empresas do setor de alimentos do País, que atua no beneficiamento de arroz, feijão e macarrão de arroz – implementou um projeto inovador para monitoramento e controle do volume dos grãos armazenados nos silos. Desenvolvido pela Senior, empresa especializada na oferta de software para gestão empresarial, de pessoas, logística, relacionamento com clientes e controle de acesso, o projeto é pioneiro no Brasil e envolveu a automatização dos processos por meio do uso de Internet das Coisas (IoT) e computação cognitiva.

Na planta da Urbano em Jaraguá do Sul/SC, equipamentos instalados dentro do silo de beneficiamento de arroz, incluindo emissores baseados em LED e receptores óticos, capturam o volume de grãos armazenados e enviam as informações em tempo real para o sistema da Senior – que pode ser acessado por computador ou smartphone.

A partir de comandos de voz ou texto, os funcionários conseguem solicitar informações analíticas geradas pela plataforma sobre os silos, recebendo os dados e relatórios nos mais diversos dispositivos. Esta é uma espécie de "conversa" que a tecnologia IBM Watson permite dentro do projeto, respondendo perguntas sobre o silo. O sistema tem capacidade de processar informações e aprender com elas, assim como acontece com o cérebro humano.

Para a integração das tecnologias, foi empregada a plataforma IBM Bluemix, a qual permite que todo o gerenciamento das informações seja realizado na nuvem e tecnologia da IBM sejam integradas rapidamente ao projeto. Dessa forma, o acesso aos dados pode ser feito de qualquer hora e lugar. A plataforma na nuvem permitiu o uso de APIs da IBM (sigla em inglês de Interface de Programação de Aplicativos) em IoT, Watson Conversation, dados da Weather Company, entre outros.

De acordo com o pesquisador da Sênior,  Márcio Jasinski o projeto foi desenvolvido em um modelo de cocriação. "A equipe de Pesquisa Aplicada da Senior visitou a linha de produção da Urbano Agroindustrial e pode entender in loco a demanda do cliente para então propor uma solução dentro dos parâmetros já estabelecidos", explica. Essa abordagem fez com que profissionais com grande conhecimento em tecnologia e agronegócio trabalhassem juntos e permitiu, assim, o surgimento de uma solução pioneira e aderente às necessidades do cliente.

A solução da Senior revoluciona o processo original de controle e monitoramento do volume dos grãos de arroz dentro do silo.

O case será apresentado no Iot Business Forum, dia 29 de junho, no WTC, em São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.