Aplicação usa IoT para otimizar segurança de motoristas e ciclistas

0

Acionar automaticamente o socorro – ou mesmo a empresa de seguros -, em tempo real, no caso de acidente em que a vítima não tenha condições de fazer isso. Essa é uma das aplicações de Internet das Coisas (IoT) que a Scopus  apresentou no Ciab FEBRABAN 2018, que aconteceu nesta semana, em São Paulo.

A ideia está baseada no conceito de botão de pânico, com a diferença que os próprios sensores, atuadores e aplicativos realizam todo o processo, sem necessidade de intervenção humana. É o caso da bicicleta IoT, desenvolvida pela Scopus em parceria com alunos do Instituto Federal de São Paulo (cursos de Tecnologia e Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Automação e Controles), dentro do Programa de Residência de Software – e que foi demonstrado neste Ciab.

"A aplicação utiliza os sensores da própria bicicleta (giroscópio, acelerômetro, etc.) para captar informações de movimento e velocidade", explica Reginaldo Arakaki, responsável pela área de Inovação da Scopus. "Se o ciclista desmaiar e cair, por exemplo, a situação é detectada automaticamente e um alerta é enviado pelo celular, em tempo real, para um contato pré-cadastrado, com o horário e a localização em que o incidente ocorreu."

O mesmo conceito é utilizado em um aplicativo para celular que detecta, também automaticamente, eventuais batidas envolvendo o carro em que o usuário se encontra. Nesse caso, os sensores do próprio celular detectam movimentos bruscos característicos desse tipo de acidente. Se não for de fato um acidente, o usuário pode desativar o botão de pânico. "Caso contrário, o app aciona avisos e o pedido de socorro em tempo real, já com a informação dos dados pessoais e de localização do veículo", acrescenta Arakaki.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.