União Europeia aumenta pressão sobre o Google por suposto abuso de posição dominante

0

A Comissão Europeia aumentou a pressão sobre o Google ao apresentar novas provas na quinta-feira, 14, de seu suposto abuso de posição dominante por distorcer resultados de buscas para favorecer o seu próprio serviço de compras, e restringir anúncios de concorrentes.

"Precisamos de evidências fortes e de fatos para respaldar nosso caso, e agora temos mais evidências em nosso processo para apoiá-lo", afirmou a comissária europeia da concorrência, Margrethe Vestager, durante entrevista coletiva na qual informou sobre o envio de novas acusações contra o Google e a sua matriz, a Alphabet.

Em um dos documentos, o órgão antitruste amplia a acusação original feita em abril de 2015 segundo a qual o Google abusou de seu domínio ao favorecer de maneira sistemática seu comparador de compras nos resultados de buscas. No outro, a Comissão Europeia acusa a empresa de abuso de posição dominante por restringir artificialmente a possibilidade que páginas web de terceiros mostrem anúncios de buscas de concorrentes.

Vestager disse que o comportamento pode levar a que os consumidores não vejam os resultados mais relevantes de suas buscas, e que a possibilidade de escolha e inovação seja prejudicada quando o Google limita seus rivais da capacidade de postar anúncios.

Um porta-voz do Google disse que "as inovações e melhoras de produtos aumentaram a escolha dos consumidores do bloco e promovem a concorrência". Com informações de agências de notícias internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.