Secretário da WITSA se reúne com TCU e efatiza papel crucial do órgão no processo da inclusão digital

0

Como parte dos preparativos para o Congresso Mundial de Tecnologia da Informação – WCIT Brasil 2016, que será realizado em Brasília, em outubro de 2016, o secretário-geral da WITSA, James Poisant, se reuniu na segunda-feira, 14, com o assessor especial para Inovação do Tribunal de Contas da União (TCU), Gledson Pompeu.

Na ocasião, Poisant, além de explicar sobre a visão da federação, que representa a indústria mundial da alta tecnologia e defende o acesso igualitário a todas as pessoas do mundo às inovações tecnológicas, salientou a importância do TCU no processo da inclusão digital no país. "Temos 2 bilhões de pessoas conectadas no mundo, isso significa que 5 bilhões estão excluídas da era digital. Quem é responsável por integrá-las?", questionou o secretário-geral.

A organização WCIT Brasil 2016 está a cargo da Assesspro Nacional, cujo presidente, Jeovani Salomão, também ressaltou a relevância da participação do TCU na realização do evento. "Nas últimas edições do WCIT adotamos o tema 'Promessas da Era Digital'. Pegamos para nós a responsabilidade de liderar o debate sobre as formas de levar a tecnologia a todas as partes do mundo e nas mais diversas áreas, como a medicina, o transporte, a educação, o comércio e assim por diante", disse.

Salomão enfatizou ainda que, por seu papel estratégico e de liderança em transparência, governança governamental e governo eletrônico, o TCU pode contribuir muito a partir da experiência que vem acumulando nos debates sobre a agenda digital brasileira junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia e ao Ministério do Planejamento, além de atrair novos parceiros para o projeto dado ao "gabarito institucional".

"O governo não pode tomar decisões sozinho. A sociedade tem que estar presente e participar. O presidente do TCU acredita em um Brasil 100% digital. Estamos vislumbrando o futuro, algo no longo prazo, mas, para que se concretize, é necessário que os primeiros passos sejam coerentes", afirmou Pompeu. "Estou certo de que o WCIT é uma oportunidade de trazer líderes globais para contribuir e para conhecer os avanços que o Tribunal tem realizado nesta linha."

Sobre essa agenda, Poisant ressaltou que o Brasil é visto como um país estratégico no mundo pelos investimentos em TI e lembrou que o WCIT é, sobretudo, uma oportunidade para que o Brasil redirecione o valor dispensado para este setor a fim de potencializar os resultados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.