TI INSIDE Online -

RSS Feed Compartilhe TI INSIDE Online no Facebook Compartilhe TI INSIDE Online no Twitter Compartilhe TI INSIDE Online no Google+ Compartilhe TI INSIDE Online no Linkedin

Secretário da WITSA se reúne com TCU e efatiza papel crucial do órgão no processo da inclusão digital

Postado em: 15/09/2015, às 16:59 por Redação

Como parte dos preparativos para o Congresso Mundial de Tecnologia da Informação – WCIT Brasil 2016, que será realizado em Brasília, em outubro de 2016, o secretário-geral da WITSA, James Poisant, se reuniu na segunda-feira, 14, com o assessor especial para Inovação do Tribunal de Contas da União (TCU), Gledson Pompeu.

Na ocasião, Poisant, além de explicar sobre a visão da federação, que representa a indústria mundial da alta tecnologia e defende o acesso igualitário a todas as pessoas do mundo às inovações tecnológicas, salientou a importância do TCU no processo da inclusão digital no país. "Temos 2 bilhões de pessoas conectadas no mundo, isso significa que 5 bilhões estão excluídas da era digital. Quem é responsável por integrá-las?", questionou o secretário-geral.

A organização WCIT Brasil 2016 está a cargo da Assesspro Nacional, cujo presidente, Jeovani Salomão, também ressaltou a relevância da participação do TCU na realização do evento. "Nas últimas edições do WCIT adotamos o tema 'Promessas da Era Digital'. Pegamos para nós a responsabilidade de liderar o debate sobre as formas de levar a tecnologia a todas as partes do mundo e nas mais diversas áreas, como a medicina, o transporte, a educação, o comércio e assim por diante", disse.

Salomão enfatizou ainda que, por seu papel estratégico e de liderança em transparência, governança governamental e governo eletrônico, o TCU pode contribuir muito a partir da experiência que vem acumulando nos debates sobre a agenda digital brasileira junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia e ao Ministério do Planejamento, além de atrair novos parceiros para o projeto dado ao "gabarito institucional".

"O governo não pode tomar decisões sozinho. A sociedade tem que estar presente e participar. O presidente do TCU acredita em um Brasil 100% digital. Estamos vislumbrando o futuro, algo no longo prazo, mas, para que se concretize, é necessário que os primeiros passos sejam coerentes", afirmou Pompeu. "Estou certo de que o WCIT é uma oportunidade de trazer líderes globais para contribuir e para conhecer os avanços que o Tribunal tem realizado nesta linha."

Sobre essa agenda, Poisant ressaltou que o Brasil é visto como um país estratégico no mundo pelos investimentos em TI e lembrou que o WCIT é, sobretudo, uma oportunidade para que o Brasil redirecione o valor dispensado para este setor a fim de potencializar os resultados.

RSS
Facebook
Google+
http://tiinside.com.br/tiinside/home/internet/15/09/2015/secretario-da-witsa-se-reune-com-membro-do-tcu-e-efatiza-papel-crucial-do-orgao-no-processo-da-inclusao-digital/
Twitter
LinkedIn

Tags: , , , , , , , ,

0 Comentários

Deixe o seu comentário!

Nome (obrigatório)

E-mail (não será mostrado) (obrigatório)

Website

Mensagem (obrigatório)



Top
Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial