Furukawa testa tecnologia Fiber Mesh em projeto de cidade inteligência no Nordeste

0

Em conjunto com empresas parceiras, a Furukawa desenvolve um projeto de cidade inteligente em uma cidade do Nordeste brasileiro. A ideia é ampliar a extensão da rede de fibra óptica, que saiu de 26 quilômetros em 2013 para 240 em 2017. O projeto conecta todos os órgãos da prefeitura e tem como objetivo aperfeiçoar os serviços em áreas como Educação, Saúde e Mobilidade. Por meio de redes convergentes, foram conectadas 100 unidades de saúde, 1.000 escolas e 400 semáforos.

Durante o Furukawa Summit, em Foz do Iguaçu, Daniel Blanco, diretor de Vendas de Soluções para Smart City da Furukawa, destacou que para uma cidade ser inteligente, um ponto importante é a convergência das redes de comunicação em uma só e a automação dos serviços públicos deve estar em uma rede privada. Por isso a rede de fibra óptica em topologia Mesh é a ideal, pois ela segue a arquitetura em malha das cidades com a capacidade para segmentação e criação de rodas redundantes. Isso garante segurança e alta disponibilidade dos serviços.

O destaque da solução FiberMesh é permitir a criação de até quatro rotas redundantes com roteamento automático do tráfego e conexão com anel de fibra óptica. O projeto da cidade nordestina garantiu redundância e 99,99% de disponibilidade à cidade. "O importante nesse projeto, e em qualquer outro que envolva o conceito de Smart City, é fazer sentido para as necessidades da cidade e integrar com serviços críticos a fim de estabelecer um modelo que atenda todo ecossistema", completa o diretor.

*a jornalista viajou à Foz do Iguaçu a convite da Furukawa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.