Plataforma do Serpro para criação de redes de blockchain estará disponível em março do próximo ano

0

Há um grande potencial de uso da tecnologia de blockchain no setor governamental, como criação de identidades digitais on-line; desenvolvimento de plataformas digitais de votação; desburocratização de serviços de registros públicos, como certidão de nascimento; automatização da operação aduaneira.

E é por isso que o Serpro criou a primeira plataforma blockchain para o governo federal. "Trata-se de uma infraestrutura em nuvem para instanciação de redes blockchains e de nós nessas redes. As redes serão distribuídas entre os órgãos e entidades participantes de cada uma delas. Os participantes terão um ou mais nós nestas redes e esses nós podem estar na nuvem do Serpro ou em qualquer outro provedor de TI de sua escolha", explicou Gleison Diolino, gerente de Engenharia e Arquitetura de Serviços do Serpro.

De acordo com ele, a plataforma oferece, ao governo, agilidade para a criação e ampliação de redes blockchain para suporte a inúmeros tipos de serviços públicos, com redução de custos em transações e com garantias extras de segurança e privacidade. "Os benefícios ao cidadão dependerão do propósito de cada rede implementada. No geral, é possível reduzir a burocracia e eliminar intermediários em interações do cidadão com o governo ou com empresas, uma vez que esses intermediários geralmente servem para dar garantia em documentos e dados, algo que uma blockchain pode garantir por si mesma", acrescentou.

Ainda segundo o gerente, a plataforma encontra-se em fase de finalização de suas primeiras redes, em parcerias piloto com alguns órgãos específicos. Em março de 2018 ela vai estar aberta à contratação pelos clientes da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.