Gerdau investe na Indústria 4.0 por meio do projeto Usina Digital

1

A Gerdau está implementando o projeto Usina Digital, ação por meio da qual se avalia as operações das usinas de modo a encontrar soluções tecnológicas que contribuam para aumentar a competitividade, garantir redução de custos e ganho de eficiência. Com a aposta, que teve início no final de 2015, a Gerdau já registra retorno anual de R$ 15 milhões em suas unidades.

Uma das iniciativas que integra o projeto é o gerenciamento de filas para carga e descarga nas usinas. Por meio de um aplicativo, o motorista agenda um horário para ir até à unidade da Gerdau. Ao chegar, o celular do motorista é detectado por uma zona virtual que, por sua vez, alerta o funcionário sobre a chegada do caminhão.

Depois disso, é realizado o checklist virtual feito via tablet, que permite, entre outras funcionalidades, identificar se o motorista está com o treinamento de segurança em dia ou detectar quando foi realizada a última inspeção do veículo. "Como resultado, aumentamos o número de viagens dos motoristas, que antes da implantação do sistema era apenas uma por dia, e passaram de dois a três diariamente", destaca Rodrigo Belloc, diretor de operações da Gerdau.

Outra aposta da empresa foi a utilização de smartphones com aplicativos customizados para a condução dos processos de cadeia de produção, aumentando a eficiência e reduzindo o tempo de trabalho dos operadores, que antes era feito manualmente. Além disso, tendo acesso a um ambiente de trabalho virtual, na "palma da mão", o facilitador de Rotina pode dedicar mais tempo à área de produção.

"A implantação dos smartphones para a classificação de sucata, por exemplo, teve otimização de três minutos em cada ciclo, o que resultou na redução de 93 horas por mês", explica Belloc. "Com isso, o colaborador tem 100% do seu tempo para estar mais próximo da operação e acompanhar mais efetivamente os processos com um nível menor de interrupções", completa o executivo.

A empresa também está investindo em um sistema da General Eletric (GE) que otimiza a produção, além de apontar precocemente falhas em equipamentos, realizar análises e trazer insights sobre o estado das máquinas e processos de logística. A implementação do software permitirá que a GE esteja conectada em 11 unidades da Gerdau, atuando no sistema de manutenção preventiva, em uma iniciativa inédita no mercado global de aço. A estratégia inclui cerca de 1.000 equipamentos, sendo que a instalação de 600 máquinas serão de responsabilidade da GE e a outra parte, a Gerdau receberá capacitação para a implementação do sistema.

A utilização de drones para monitoramento e inspeção de operações é outra iniciativa relacionado ao projeto Usina Digital. Os equipamentos  sobrevoam plantas de tratamento, áreas de transporte de material, áreas de abastecimento, estoques de minérios e áreas administrativas, e cuida das drenagens das águas pluviais que se direcionam para os rios.

Até o momento, a Usina Digital já foi implementada na maior parte das unidades da Gerdau do Brasil, incluindo Mineração, e tem expansão em andamento nas usinas de Minas Gerais. Na América do Norte, o projeto foi executado na cidade de Whitby, no Canadá.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.