70% dos varejistas vão investir em IoT para melhorar a experiência do cliente

0

Levantamento realizado pela Zebra Technologies mostr que quase 70% dos tomadores de decisão em empresas de varejo estão prontos para adotar a Internet das Coisas (IoT), e 65% planejam investir em tecnologias de automação para garantir a gestão de estoques e a conformidade até 2021.

Apresentado esta semana, o Estudo Sobre Indústria do Varejo' 2017 analisa as tendências tecnológicas que estão moldando o futuro da indústria de varejo global e aprimorando a experiência de compra. De acordo com o levantamento, o crescimento contínuo das compras on-line desafiará os varejistas a oferecer níveis inéditos de conveniência para ajudar na fidelização dos clientes. Até 2021, 65% planejam explorar serviços inovadores de entrega, tais como as feitas em locais de trabalho, casas e até mesmo em carros estacionados.

Também até 2021, cerca de 80% dos varejistas serão capazes de personalizar a visita dos clientes às suas lojas – por exemplo, a maioria deles saberá quando um determinado cliente estará dentro da loja. Isso será viabilizado por meio de tecnologias como as de microlocalização, permitindo capturar mais dados com precisão e ter mais conhecimento sobre os clientes.

Os varejistas estão buscando criar uma experiência de compra livre de problemas, com 78% deles reportando que é importante ou essencial para os negócios integrar comércio eletrônico e experiências nas lojas.

Para reduzir as filas, os varejistas estão planejando investir em dispositivos móveis, quiosques e tablets para aumentar a variedade de opções de pagamento. Oitenta e sete porcento dos varejistas vão implantar pontos de venda móveis (MPOS – mobile point-of-sale) até 2021, para que possam contabilizar os produtos e aceitar pagamentos com cartão de crédito ou débito em qualquer lugar da loja.

Entre os executivos do setor de varejo, 73% classificam a gestão de big data como importante ou essencial para suas operações. Pelo menos 75% deles preveem que vão investir em recursos preditivos e de análise até 2021 para prevenir prejuízos, otimizar preços e também desenvolver capacidade de análise de câmeras e vídeo para fins operacionais e para melhorar a experiência geral dos clientes.

Segundo a pesquisa, as principais fontes de insatisfação dos clientes são preços inconsistentes entre lojas e incapacidade de encontrar um item desejado, seja por não estar em estoque ou estar em alguma posição equivocada dentro da loja. Setenta e dois porcento dos varejistas planejam corrigir esses problemas reinventando suas cadeias de suprimentos contando com visibilidade em tempo real viabilizada por automação, sensores e análises.

57% dos varejistas acreditam que a automação vai moldar a indústria até 2021 – ajudando-os a empacotar e despachar pedidos, rastrear mercadorias, controlar os níveis dos estoques nas lojas e auxiliando os clientes a encontrar itens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.