Internet brasileira fica 15% mais rápida, mas país ainda é o 80º na média global

0

A velocidade média de conexão à internet no Brasil ficou em 2,4 Mbps entre abril e junho deste ano, o que coloca o país em 80º no ranking, cuja média global é 3,3 Mbps. Mesmo com a colocação ruim, o acesso ficou 15% mais rápido em relação a igual período do ano passado. Na América Latina, a média variou de 3,6 Mbps, na Argentina, a 2 Mbps, no México, a 0,9 Mbps, e na Bolívia, único país com taxa inferior a 1 Mbps. 

Um total de 129 países ou regiões registrou aumento de velocidade média de conexão, variando entre 0,1% na Bulgária (6,7 Mbps) a 93% no Sudão (2,1 Mbps). Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o crescimento foi de 9,2%, com nove dos dez países com maior evolução apresentando crescimento de mais de 10%. Em todo o mundo, 127 regiões ou países tiveram crescimento em suas velocidades médias de conexão. 

No que diz respeito à média de picos de conexão, o Brasil atingiu 18,7 Mbps, crescimento de 25% em relação a 2012, ficando na 71ª posição no comparativo entre os 129 países. Muito distante de Hong Kong, que apresentou o pico mais elevado, com 65,1 Mbps.

Os números foram divulgados nesta quarta-feira pela Akamai, fornecedora de soluções de aceleração e segurança para a internet. O estudo considera países que tenham mais de 25 mil endereços IP conectados à rede da companhia e também segmenta a análise por regiões – Américas, Ásia-Pacífico e EMEA (Europa, Oriente Médio e África). 

O relatório verificou que nas Américas apenas cinco países trafegam a uma velocidade superior a 10 Mbps (alta banda larga): EUA (com taxa de adoção de 24%), Canadá (20%), México (1%), Brasil (0,7%) e Argentina (0,4%).

Em relação às conexões de banda larga (entre 4 Mbps e 10 Mbps), destacam-se Canadá e EUA, com 80% e 72%, respectivamente. Dentre os outros países que se encaixam no perfil analisado, a adoção varia de 25%, no México, a 1,6% na Venezuela. O Brasil apresenta adoção de 15%, crescimento de 24% em relação ao último trimestre e de 30% se comparado ao último período de um ano. 

"A partir do relatório é possível perceber que metade de todas as conexões que trafegaram em nossa plataforma ocorreram em velocidades superiores a 4 Mbps, o que representa um aumento de 25% desde o primeiro trimestre de 2012. Também registramos um declínio no número de países/regiões com velocidade média de conexão inferior a 1 Mbps", afirma Jonas Silva, diretor de Canais e Programas da Akamai para América Latina. 

Banda larga móvel

A média de velocidade de conexão dos provedores móveis analisados variou de 9,7 Mbps até 0,5 Mbps, no período. Onze deles mostraram velocidade média na faixa de banda larga (4 Mbps) e outros 62 entregaram conexão média entre 1 e 4 Mbps. No Brasil, a velocidade média foi de 1,3 Mbps.

No que diz respeito ao uso de browsers, o relatório identificou que cerca de 38% dos pedidos de redes de celular vieram do Android Webkit e 34% foram originados do Apple Mobile Safari. A conclusão é outra quando todas as redes móveis — não só as de celulares — são adicionadas na análise, com cerca de 54% de pedidos originados via Apple Mobile Safari e 27,6% provenientes de Android Webkit.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.