Paulistano é conectado e móvel, aponta pesquisa da Prefeitura

0

O paulistano, ou ao menos o residente na capital paulista, é conectado, móvel, usa Wi-Fi e frequentemente acessa a internet. Essa é a conclusão do levantamento "Como o paulistano usa a Internet?", elaborado pela Universidade Federal do ABC (UFABC ) a pedido da Prefeitura de São Paulo e divulgado nesta quinta, 16. A iniciativa tem como objetivo observar os padrões de uso e empregos de recursos de conectividade existentes no entorno das praças antes da abertura do sinal do programa Wi-Fi Livre SP para, no próximo ano, realizar um comparativo e determinar o impacto do projeto.

O que a Prefeitura quer também é incentivar o uso da conectividade wireless nessas praças, promovendo políticas públicas para estimular a participação. Uma dessas iniciativas é o programa Redes e Ruas, que já teve o edital publicado no Diário Oficial e que distribuirá recursos de R$ 3,7 milhões em um ano para 62 atividades licitadas para fomento à cultura digital nesses locais.

A metodologia da pesquisa, coordenada pelo professor Sérgio Amadeu e com base em indicadores do Censo 2010, escolheu dez praças paulistanas nas cinco macrorregiões (Centro, Leste, Norte, Oeste e Sul): Bandeira, República, Feirão São Luís, Dona Mariquinha Sciascia, Brasil, Forró, General Carneiro, Elis Regina, Parque Domingos Luís e Largo de Piraporinha. Dos mil entrevistados, 51,9% eram mulheres, 48% homens e 0,1% não responderam.

Desse universo, 89,6% afirmaram possuir celular, enquanto 75,2% disseram não ter um tablet. O percentual dos que possuem computador é de 81,7%, e dentre esses, 60,4% disseram ter um desktop e 69,2% um notebook. Como era de se esperar, o celular é o dispositivo mais utilizado para acessar a internet (59,4%), seguido de notebook (41,8%), computador de mesa (35,5%) e tablet (10,6%).

No recorte por sistema operacional, um resultado pouco coerente: prevalece com esmagadora maioria o Windows, com 95,6%, apesar de o celular ser o dispositivo mais utilizado. A metodologia da pesquisa ofereceu múltiplas escolhas nessa pergunta, o que explica que 5,5% dos entrevistados disseram usar o Android e 1,1% o iOS. De acordo com Sérgio Amadeu, a baixa incidência da plataforma do Google para dispositivos móveis (a maioria no Brasil) pode ser em decorrência da falta de conhecimento entre os usuários sobre o próprio aparelho.

A pesquisa mostra que 88,9% dos paulistanos já usaram a internet alguma vez na vida, e 79,7% usaram no último mês. Dentre os usuários conectados, 83,8% têm frequência diária, 16,1% semanal e 0,1% "poucas vezes ao mês". O local preferido para o acesso é na residência para 78,2%. A banda larga é a conexão de 72,9% dos entrevistados, embora 4,2% ainda tenham conexão discada em casa. Dos que contam com Internet, 71,2% utilizam Wi-Fi na residência. Já na esfera total, 60,1% usam Wi-Fi em locais públicos, como cafeterias, bares e restaurantes (33,9%), trabalho (28,9%) e praça ou rua (24,4%).

Over-the-top

Destaca-se no comportamento do usuário paulistano de internet a forte presença de programas de mensagens instantâneas (74,5%). As plataformas mais usadas são Google (96,8%), Facebook (86%), YouTube (83,6%) e WhatsApp (63,3%). Vale notar ainda a presença do Skype (32,3%) e Instagram (30,2%).

Ouvir música é o passatempo favorito para 85,1%, seguido de fotos, com 80%; assistir a filmes, com 61,8%; consulta à programação cultural da cidade, 57,6%; e acesso a jogos, com 44,7%. Fotos, vídeos e textos são os elementos mais compartilhados (69,6%). Novamente, a maioria (72,2%) acredita que a Internet tem "muita importância em sua vida". E a maior preocupação dos usuários paulistanos é a privacidade: 84,2% têm receio com exposição de dados e fotos pessoais e de familiares.

Mais velhos

A questão é que houve abordagem diferente na metodologia: em locais mais no Centro da cidade, os entrevistados eram transeuntes, pela característica das praças nessa região. Mas nas praças mais afastadas, a UFABC entrevistou cidadãos de residências no entorno das regiões e que estavam em suas casas durante horário comercial, o que Sérgio Amadeu acredita que explica a grande quantidade de adultos aposentados (14,7%) e com 60 anos ou mais (17,8%). A faixa com mais entrevistados foi a de 25 a 39 anos, com 28%, seguida por pessoas entre 40 e 59 anos (25,3%).

A prefeitura argumenta que, apesar disso, a pesquisa pode ser considerada um raio-x do morador da capital. "Sim, a amostra é grande e dá para dizer que esse é o perfil do paulistano", disse o secretário de Serviços da Prefeitura, Simão Pedro. "A pesquisa quer pegar o ponto zero e ver como a política pública mudará (o perfil de uso nas regiões)", justifica Sérgio Amadeu, mencionando a próxima edição do levantamento, que será realizado daqui a um ano.

A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta semana a sua 71ª praça no programa WiFi Livre SP, restando ainda entregar 49 locais. No início de 2015, a parceria entre a administração de Fernando Haddad e a Universidade Federal do ABC deverá exibir o primeiro relatório de conectividade nas praças.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.