Justiça dos EUA dá ganho de causa ao Google em ação sobre digitalização de livros

0

A Corte de Apelações do Segundo Circuito em Nova York rejeitou nesta sexta-feira, 16, recurso movido pelo Authors Guild, sindicato dos escritores americanos, que acusa o Google de ter copiado digitalmente livros sob proteção de direitos autorais, sem permissão. Em 2005, o sindicato entrou com uma ação judicial federal contra o gigante das buscas e seu serviço de digitalização de livros Google Books, exigindo US$ 750 de direitos autorais por obra violada.

A decisão desta sexta-feira foi tomada por um conselho formado por três juízes, que concluiu que a digitalização dos livros com direitos autorais não configura uma violação do Google, uma vez que a empresa permite que sejam visualizados online apenas pequenos trechos dos livros. O parecer confirma decisão anterior de um tribunal de primeira instância. O Google usa o argumento que tem o direito legal de criar um índice "easy-to-use" de livros e que editores, autores e consumidores são beneficiados.

A exibição de parte dos livros compõe a estratégia do Google para venda de anúncios em seus resultados de buscas. O site já digitalizou mais de 20 milhões de livros desde 2004, ano em que firmou um acordo no qual se comprometeu a pagar US$ 125 milhões aos autores e editoras dos livros toda vez que as obras fossem vistas em um serviço ou na biblioteca virtual Google Books, mas posteriormente os autores rejeitaram a proposta e processaram a companhia em uma ação coletiva.

A Corte de Apelações de Nova York negou o pedido de indenização feito pela Authors Guild e, diante disso, em 2013, o sindicato entrou com recurso. Em sua decisão, o juiz Denny Chin enfatizou os "benefícios públicos" do Google Books, dizendo que ele permite que os estudiosos analisem enormes quantidades de dados, além do fato de que preservar e expandir o acesso aos livros gera novos públicos, potencialmente criando novas fontes de renda para autores e editores. Com informações de agências de notícias internacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.