Elektro implantará rede LTE para levar energia inteligente à Atibaia e região

0

A Nokia e a distribuidora de energia elétrica Elektro, parte do grupo Neoenergia/Iberdrola, anunciaram nesta terça-feira, 16, durante a Futurecom, a implantação de uma rede privada de banda larga sem fio LTE na cidade de Atibaia e arredores, no estado de São Paulo.

A rede, primeira do gênero no Brasil, atenderá a mais de 75.000 residências e empresas na região numa área de 912 km, com objetivo de aumentar a confiabilidade e a eficiência da rede elétrica, com fluxo multidirecional que poderá receber carga de energia de carros elétricos, cujos proprietários poderão vender energia para a rede.

O projeto denominado DSO prevê inclusive a troca por medidores inteligentes, adquiridos pela Elektro de fornecedores nacionais e estrangeiros usando uma tecnologia tipo PLC mais avançado. "Eles poderão no futuro servir como access point de Internet, mas isso mão está previsto nesse projeto nesse momento", explica Heron Fontana (foto), superintendente de Smart Grids da Neoeneregia, acrescentando que a implantação de rede vai demorar dois anos

Ela vai otimizar a operação e reduzir custos, aumentando a confiabilidade da rede em até 50% e reduzindo as perdas comerciais em até 80%. explica Giancarlo Souza, CEO da Elektro, explicando que esse projeto cobre 3% dos 13,6 milhões de usuários da companhia, que prevê até 2030 atender todas com a tecnologia de redes inteligentes.

Rede LTE

A rede 4G LTE será implantada na faixa de frequência de 3,5 Gigahertz (GHz), a primeira instalação do tipo na América do Sul. Conectará equipamentos de rede, medidores inteligentes, subestações e fontes de geração de energia distribuídos em toda a área de serviço, permitindo a automação da rede por meio da troca de informações em tempo real entre os dispositivos e o Centro de Operações da Elektro, em Campinas. Mais ainda, será possível identificar rapidamente a origem dos eventos na rede elétrica, para uma rápida restauração em caso de falha, até mesmo para evitar a ocorrência de interrupções, garantindo um serviço de alta qualidade para os clientes da Elektro.

Para o projeto, a Nokia fornecerá à Elektro a solução Nokia AirScale Single Radio Network (SRAN), que inclui estações base (eNodeBs), Enhanced Packet Core (Core de Rede) e CPE (Customer Premises Equipment). A Nokia também fornecerá serviços, desde o projeto da rede à sua implantação, integração do sistema, operação assistida, manutenção e treinamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.