TIM, Nokia e BRDigital expandem soluções para conectar agronegócio no Brasil

0

O potencial do agronegócio para adoção de TIC's uniram a TIM, Nokia e a BRDigital para a oferta conjunta de soluções que levam conectividade ao campo que viabilizam não só aplicação de negócios, mas que também permitem a inclusão de empregados de fazendas e moradores de pequenas localidades distantes dos grandes centros  urbanos.

As empresas estão apresentando suas iniciativas durante a Futurecom, que acontece até quinta-feira, 18, em São Paulo. "Estamos muito felizes em poder compartilhar os resultados do nosso projeto '4G TIM no Campo' durante a Futurecom. O agronegócio é um dos pilares estratégicos da TIM e, por isso, investimos fortemente em soluções de rede em 700 MHz que dá mais cobertura para as áreas de produção agrícola do país, promovendo a conexão em tempo real e impulsionando o negócio de nossos parceiros", afirma Alexandre Dal Forno, head de Produtos Corporativos & IoT na TIM Brasil, que vem liderando o projeto "4G TIM no Campo".

Um dos projetos que entregue em abril passado para a Jalles Machado, grupo sucroenergético da cidade de Goianésia, Goiás, substitui os apontamentos manuais por apontamentos mobile, melhorando a comunicação entre escritório e campo, bem como faz com que os computadores de bordo das máquinas agrícolas gerem informações em tempo real. Ao todo serão fornecidos 812 smartphones e 1006 linhas corporativas, sendo 650 smartphones para apontamentos no campo.

Outro negócio foi entregue em agosto para a SLC Agrícola,  com sede em Porto Alegre,  produtora de algodão, soja e milho, que instalou uma torre da Nokia de 78 metros com 16 Km de cobertura na fazenda da cidade de Correntina, na Bahia, para o monitoramento das lavouras por meio de ferramentas de agricultura de precisão que permitem visualizar variações de produtividade das culturas diretamente de Porto Alegre, com o auxílio de mapas gerados na colheita, aliado a informações de solo e outras práticas agrícolas, intervir em locais específicos para corrigir problemas, uniformizar as áreas e aumentar a produtividade média das lavouras.

No estande da Futurecom estão sendo mostradas outas aplicações de IoT, como um trator da CHNi, e soluções de agricultura de precisão das empresas Jacto e Metos. Durante o evento, é possível ver como funcionam os computadores de bordo das máquinas que registram e compartilham em tempo real informações necessárias para a melhoria dos processos de produção, como o tempo gasto por hectare, a quantidade de combustível utilizada no processo, entre outras informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.