Quase 100% dos internautas são contra limitação de dados na internet de banda larga fixa

1

A quase totalidade (99%) dos 608.470 internautas que participaram de enquete do DataSenado é contra a intenção das operadoras de telecomunicações de limitar ou reduzir a velocidade de acesso à internet de banda larga fixa dos internautas que esgotarem a franquia de dados contratada.

imagem_materiaSenado

A enquete foi motivada pela apresentação de dois projetos que proíbem as operadoras de limitarem esses dados em seus contratos, somados a uma sugestão popular, do portal e-Cidadania, que tem origem em manifestações dos cidadãos. Os dois projetos de lei do Senado inserem no Marco Civil da Internet a proibição das franquias: o PLS 174/2016 e o PLS 176/2016. Ambos tramitam no Congresso Nacional.

Com recorde de participação, a enquete do Instituto DataSenado, em parceria com a Agência Senado, foi realizada entre os dias 16 de maio e 15 de junho. A maioria dos participantes (64%) acredita que a limitação pode diminuir a qualidade dos serviços, 32% acham que permanecerá igual e 2% acreditam que pode melhorar. Sobre custos, 89% dos participantes acreditam que irão aumentar, 6% que irão diminuir, outros 4% acham que permanecerão iguais (veja gráfico abaixo).

Grafico_Tadeu

Também na enquete, 87% dos internautas manifestaram rejeição aos bloqueios coletivos de aplicativos de comunicação por decisões judiciais, apoiados por somente 8%.

Ao opinar sobre o impacto da limitação de dados no lucro das empresas prestadoras deste serviço, 83% dos respondentes acreditam que o lucro das empresas prestadoras de serviço irá aumentar. Em contrapartida, 95% dos respondentes apontam que a satisfação dos clientes irá diminuir.

Sobre a limitação estar ou não de acordo com o Marco Civil da Internet (Lei 12.965/2014), 91% acreditam que não está de acordo com os princípios da lei. Apenas 3% disseram que sim.

Os resultados refletem a opinião das pessoas que participaram da enquete no portal do Senado Federal. Os números não representam a opinião da totalidade da população brasileira. Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Transparência do Senado Federal.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.