Empresas pressionam Senado dos EUA a aprovar lei que restringe atuação da NSA

0

Facebook, Microsoft e Apple, entre outras empresas, estão pressionando o Senado americano para que a legislação que limita o poder de monitoramento das comunicações da Agência Nacional de Segurança (NSA) seja aprovada, antes que parlamentares do Partido Republicano — que ganhou o controle do Congresso Nacional nas últimas eleições legislativas nos EUA — assumam seus mandatos.

Uma coalizão de empresas de internet e tecnologia, que inclui também Google e Twitter, apoia o projeto de lei do Senado, previsto para ser votado nesta terça-feira, 18, o qual proíbe a NSA de coletar informações de e-mails e outras comunicações eletrônicas de cidadãos americanos. As empresas também se opõem a uma proposta dos republicanos, aprovada na Câmara dos Deputados, em maio, sob alegação de que ela contém "brechas" que permitem a coleta em massa de dados de usuários da internet.

Empresas que compõem a Associação de Eletrônicos de Consumo "já perderam contratos de milhões de dólares com governos estrangeiros", devido às revelações sobre a espionagem dos EUA, disse Gary Shapiro, presidente e executivo-chefe do grupo, em uma carta enviada a todos os senadores na quinta-feira, 13.

Segundo cálculo da Forrester Research, as empresas de internet e tecnologia dos EUA deixarão fechar negócios no valor de US$ 180 bilhões, devido à reação de companhias nacionais e, principalmente, internacionais contra a espionagem do governo.

As empresas de internet e tecnologia avaliam que, se o projeto não for aprovado neste ano, dificilmente conseguirá passar na próxima legislatura que começa em janeiro, já que o novo Congresso será controlado pelos republicanos, muitos dos quais apóiam os programas de vigilância do governo.

O projeto do Senado (S. 2685), além de limitar a coleta e armazenamento de dados e registros telefônicos de milhões de pessoas não suspeitas de qualquer irregularidade, permitirá que as empresas revelem o número e os tipos de ordens que recebem do governo para entregar dados de usuários. A NSA também terá que conseguir ordens judiciais para obter os registros telefônicos, sem acesso ao conteúdo das comunicações, e as operadoras de telefonia ficarão responsáveis pelo armazenamento e proteção dos dados.

Proteção à privacidade

A verdade é que as empresas vêm sentindo os efeitos disso desde junho de 2013, quando o ex-analista da NSA Edward Snowden vazou documentos revelando a existência do programa de espionagem dos EUA. Os documentos divulgados por ele indicaram que a agência de inteligência usava também ordens judiciais para obrigar as empresas a entregar dados sobre seus usuários. Além disso, descobriu-se que a NSA "grampeou" cabos de fibra ótica submarinos para espionar empresas no exterior, bem como instalou dispositivos de vigilância em roteadores, servidores e outros equipamentos de rede.

"O povo americano está nos pedindo para proteger sua privacidade", disse o senador Patrick Leahy, democrata de Vermont e principal apoiador do projeto de lei, em um comunicado enviado por email à Bloomberg News. "É hora de mostrar ao povo americano que o Congresso é mais do que um local de discussões", disse Leahy, que também preside o Comitê Judiciário da Casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.