EUA 'vão considerar' proposta de empresas de tecnologia para mudar práticas de vigilância

0

Executivos de empresas de tecnologia como Google, Facebook e Twitter reuniram-se nesta terça-feira, 17, com o presidente americano Barack Obama para externarem suas preocupações com as operações de espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos EUA, que vieram à tona após denúncias feitas pelo ex-técnico do órgão Edward Snowden.

O encontro acontece uma semana depois de as mesmas empresas, juntamente com o LinkedIn, Microsoft e Yahoo, terem enviado a Obama uma proposta conjunta de reforma nas leis mundiais de governança e segurança da informação na internet, denominada Global Government Surveillance Reform.

Segundo o The Wall Street Journal, o encontro na Casa Branca durou cerca de duas horas e contou com a participação de mais de uma dúzia de executivos de empresas de tecnologia, entre eles o presidente do Google, Eric Schmidt, a COO do Facebook, Sheryl Sandberg, e o CEO do Twitter, Dick Costolo.

Em comunicado enviado à imprensa internacional após a reunião, a Casa Branca informou que o presidente disse aos executivos que acredita em uma internet livre e aberta, deixando claro que ele "vai considerar o posicionamento das empresas, bem como de outras partes interessadas e finalizar a análise de sobre programas de inteligência".

Já os executivos presentes disseram, por meio de comunicado conjunto, que apreciaram a oportunidade de compartilhar diretamente com o presidente os princípios da proposta apresentada ao governo na semana passada. "Pedimos-lhe para avançar agressivamente sobre a reforma", disseram.

A Casa Branca por fim disse que está analisando o relatório do grupo e espera lançar uma versão pública sobre o mesmo no início do próximo ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.