Brasil é segundo país mais afetado por malware bancário no 3º trimestre

0

O relatório sobre o panorama de segurança cibernética do terceiro trimestre deste ano da Trend Micro mostra que o Brasil foi o segundo país mais afetado por malware de banking online no período, ao lado do Vietnã, e atrás apenas dos EUA. O país ultrapassou a Índia e o Japão que, no trimestre anterior, estavam à sua frente, junto com os EUA.

O Brasil também está na lista dos 10 países que mais originaram spam durante os três meses, mesmo que em último lugar, tendo sido responsável pelo envio de 3% do total no mundo. Ainda segundo o relatório, quase 1% das mensagens enviadas estava em português.

Trends

Países mais afetados por malware bancário no 3º trimestre

Mais uma vez, as vulnerabilidades de software foram alvo de cibercriminosos mais favorecidos. Seguindo a vulnerabilidade Heartbleed, que teve muito destaque no segundo trimestre, veio outra vulnerabilidade grave para softwares de fonte aberta: Shellshock. Depois de ter passado despercebido durante anos, o incidente Shellshock sugere que pode haver mais vulnerabilidades em Bash ou em aplicações que pareciam ser seguras.

Além da ameaça causar estragos em mais de meio bilhão de servidores e sistemas Linux e UNIX em todo o mundo, o Shellshock é a prova de que os cibercriminosos e os atacantes tendem a mirar sistemas que os usuários ignorem os processos. O caso em questão, o terceiro trimestre também expôs várias brechas em sistemas (POS) ponto-de-venda, cujas ameaças parecem estar crescendo.

Muitas vulnerabilidades também foram identificadas em dispositivos móveis baseados em Android, com mais de 75% dos usuários do sistema operacional afetados pela ameaça FakeID e por falhas do navegador do Android. Além de visar plataformas móveis, os atores de ameaças também utilizaram vulnerabilidades para lançar ataques que exigiram dos administradores de rede a capacidade de detectar indicadores de compromisso (CPI) e implementar monitoramento de rede eficaz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.