Em quatro anos, cerca de 30% dos projetos da indústria 4.0 obterão algoritmos em grandes marketplaces

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O Gartner afirma que, até 2020, pelo menos 30% dos projetos de Indústria 4.0 obterão seus algoritmos de grandes marketplaces, um aumento significativo comparado aos menos de 5% de 2016. Apesar de a Indústria 4.0 já ser uma realidade há mais de cinco anos e de algumas empresas terem iniciativas promissoras na área, o principal desafio continua sendo o uso de algoritmos como base para esses projetos.

Segundo a consultoria, o desenvolvimento de algoritmos novos exige conhecimento e competências que a maioria das companhias ainda não tem. Para acelerar o time to market e o processo de desenvolvimento, algumas organizações utilizam uma combinação de provedores de serviços e marketplaces de algoritmos.

Os algoritmos reutilizáveis podem reduzir o tempo de desenvolvimento. Os fornecedores de Analytics começaram a criar marketplaces para componentes de software, como algoritmos de análise, para garantir mais flexibilidade e opções aos usuários finais. Esses locais de comercialização promovem os benefícios da economia dos aplicativos para o desenvolvimento de software, reduzindo significativamente os custos de distribuição e melhorando o acesso aos milhares (até milhões) de algoritmos disponíveis.

Os marketplaces oferecem algoritmos reutilizáveis que ajudam empresas a acelerar seus processos de desenvolvimento e acompanhar as transformações conduzidas pelos negócios digitais. A reutilização e a aplicação de algoritmos pré-desenvolvidos em tarefas específicas podem reduzir substancialmente o tempo de desenvolvimento, além de oferecer uma biblioteca importante que expande as possibilidades das equipes internas de criação.

As primeiras organizações a adotarem a Indústria 4.0 também estão renovando suas soluções de ERP (Enterprise Resource Planning). Os sistemas de ERP estão conectados à infraestrutura da Internet das Coisas (IoT), composta por sensores e atuadores, middleware para a coleta e armazenamento de dados, aplicativos e Analytics para a tomada de decisões e de ações necessárias.

A indústria da música é um bom exemplo de como um setor se transformou. Os clientes passaram da compra de álbuns completos em uma loja especializada para o streaming de uma música só, em que o pequeno valor devido é cobrado na hora.

O Gartner diz que os CIOs precisam desenvolver ocasiões em negócios digitais para que consigam expandir suas atividades. Os sinais provenientes dos sensores inseridos nos produtos ou de fontes externas podem ser usados para oferecer serviços adicionais aos clientes.

A consultoria estima que até 2020, 50% das empresas que renovarem seus sistemas de ERP centrais e migrarem suas infraestruturas de IoT para uma plataforma padronizada aumentarão em 20% as interações com os clientes.

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