Comissão da Câmara quer solução para barrar franquia de dados na banda larga fixa

1

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados vai criar um grupo de trabalho para encontrar soluções contra a implantação da limitação de dados na banda larga fixa, prática que tem sido muito criticada pelos usuários do serviço. "Os consumidores vão se unir e as operadoras não vão ganhar essa guerra, como aconteceu com a franquia de dados da banda larga móvel", disparou o deputado Celso Russomanno (PRB-SP), nesta quarta-feira, 18, em audiência pública na Câmara, que debateu o tema.

O diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, Demi Getschko, afirma não ser uma boa ideia colocar a franquia na banda larga fixa agora. "Não é um assunto específico das telecomunicações e deve ser amplamente debatido", defendeu. Ele afirma que vender o serviço com base na velocidade já é uma limitação. Ele não concorda com analogias que são feitas com os serviços de água e luz. "Duplicar um arquivo não custa nem ocupa lugar no espaço, bits não são matéria", afirma. Para Getschko, essa proposta veio num momento ruim, não foi elaborada e deve ser esquecida temporariamente.

A superintendente de Relação com os Consumidores da Anatel, Elisa Leonel, também defendeu amplo debate sobre o tema e que essa discussão seja coordenada pela Anatel. "A liberdade de modelo de negócio está previsto na Lei Geral de Telecomunicações e não apenas nos regulamentos da agência e o que está no Marco Civil da Internet vale pra modelos pré-pagos e proibir simplesmente a franquia de dados, pode estar inviabilizando os pequenos provedores", contemporizou.

Para Elisa, tudo isso deve ser levado em consideração, com critérios técnicos, econômicos e jurídicos, inclusive o risco de as operadoras poderem aumentar os preços se a franquia for proibida. "O que vamos começar a discutir é se cabe à regulamentação proibir e, se couber, que impactos pode causar, como aumento de preços e dificuldades para os pequenos provedores", afirmou. A superintendente rebateu as críticas contra a agência, ressaltando que ela está do lado dos consumidores nessa questão.

O diretor-executivo do SindiTelebrasil Carlos Duprat, por sua vez, disse que os vultosos investimentos das operadoras precisam ter retorno. "A carga tributária de 43% sobre o serviço e fundos não aplicados contestam a essencialidade da banda larga, que é estabelecida no Marco Civil da Internet", ressaltou. Ele disse que 2% dos usuários consomem 22% dos dados. "É o mesmo que estarmos investindo 20% dos recursos apenas para esses consumidores", argumentou, acrescentando que a inclusão digital passa pela racionalidade do uso da rede,

A representante da Intervozes, Bia Barbosa, disse que a implantação da franquia de dados na banda larga fixa pune mais de 90% dos usuários, especialmente o de baixa renda. Para ela, as operadoras deveriam encontrar outra saída para punir os que usam inadequadamente a rede. Bia defende que os deputados deveriam avançar na prestação do serviço de Internet em regime público, para ter poder regulatório e modicidade tarifária num serviço que já é considerado essencial.

O representante da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom) Igor de Britto afirmou que atualmente é impossível ser praticada a franquia. "Durante anos as operadoras ofertaram serviços ilimitados. As ofertas atuais ainda não contam com informações sobre que a Internet fixa é um bem escasso e para quem já pratica, a limitação de dados não é informada de forma clara", argumentou. Por essa razão, o grupo de consumo e telecomunicações, da secretaria, decidiu, no último dia 10, que enquanto não houver deliberação final, é considerada prática abusiva a venda de serviço de banda larga fixa com franquia limitada de dados.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.