Startup desenvolve solução que simplifica monitoramento de ativos de rede

0

Uma das maiores preocupações das empresas que dependem do transporte são as falhas nos sistemas de controle e automação que eventualmente levam muito tempo para serem identificadas e corrigidas, causando um enorme prejuízo para as companhias, como o desperdício de combustível e o atraso para entrega do produto.

Ao identificar este desafio na operação logística, o Centro de Inovação da Cisco no Rio iniciou um processo de co-desenvolvimento com a startup Mogai, utilizando o DevNet – Programa de Desenvolvimento Cisco, que fornece aos desenvolvedores as ferramentas, os recursos e o código para criar soluções inovadoras e habilitadas para rede.

Como resultado deste processo, foi desenvolvida a solução Middleware OPC que possibilita integração do TI e gerenciamento de operação de TO em uma única interface para supervisão e monitoramento, reduzindo o prazo de análise e resolução de anomalias, evitando falhas e aumentando a eficiência. Esta falta de integração dos mundos de TI e TO não é um problema exclusivo de um determinado setor, mas se estende aos mais variados setores industriais.

Ao adotar o Cisco Prime Infrastructure, é possível monitorar em detalhes cada dispositivo Cisco instalado, bem como quaisquer ativos da rede (Cisco e não-Cisco). A integração com o Middleware OPC, permite reunir dados críticos de alarme de falha provenientes da Cisco Prime, convertendo-os no protocolo OPC, para que possa ser lido pela equipe TO através do seu sistema de gerenciamento (Sistema Supervisório).

A solução visa fazer conexão entre a rede de TI e todos os demais equipamentos, possibilitando uma análise em tempo real, além de um gerenciamento constante dos veículos, acelerando assim a identificação de problemas e a resolução, como falhas de comunicação na linha. Com o Middleware OPC, em apenas um clique, é possível identificar a causa de falha na linha, permitindo a solução do problema com muito mais rapidez e eficiência, aumentando a disponibilidade da rede.

A solução acaba de ter os testes iniciados e é um exemplo de como a IoT (Internet das Coisas) pode contribuir para alavancar os negócios de micro a grandes empresas de transporte e a produtividade em prol da Indústria 4.0.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.