Serpro inicia comercialização do certificado digital NeoID

1

O Serpro começa a comercializar o NeoID, certificado digital em nuvem que traz a marca da empresa. Este novo serviço traz mais comodidade aos usuários, que poderão usar o certificado a partir de dispositivos móveis com mais segurança e agilidade, eliminando o problema de possíveis perdas ou esquecimentos do dispositivo físico como o token. Essa solução prevê uma nova experiência de uso da certificação digital e com a possibilidade de utilização de um mesmo certificado em mais de um dispositivo. A pessoa pode, por exemplo, rastrear pelo celular o uso de suas chaves, permitindo a criação de relatórios de uso, além de consultar e detalhar onde e quando usou seu certificado digital.

O credenciamento do Serpro, como Prestador de Serviço de Confiança (PSC) para certificação em nuvem, foi publicado no dia 13 de abril, no Diário Oficial da União (D.O.U), pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). O PSC é uma espécie de ente criado para armazenar os certificados digitais de usuários nos mesmos padrões de segurança já adotados para as Autoridades Certificadoras. A empresa é pioneira na certificação digital em nuvem no Brasil.

Atualmente, o par de chaves relacionado ao certificado é criado em um dispositivo que chamamos de token. Com o certificado em nuvem, a criação desse par de chaves passa a ocorrer em um dispositivo Hardware Security Modules (HSM) armazenado na infraestrutura do Serpro. Dessa forma, toda vez que for necessário o uso de um certificado (chave), ocorrerá uma comunicação entre o solicitante do uso, o HSM e o dono do certificado, ou seja, o uso do token passa a ser eliminado.

O NeoID é um serviço de certificação digital em nuvem para cidadãos brasileiros que necessitam melhorar a experiência de uso e segurança de seus dados pessoais, financeiros, fiscais, etc. Os benefícios para quem adquirir esse certificado são inúmeros: desde a praticidade e economia, passando por agilidade e segurança, já que o usuário tem controle sobre a utilização de sua chave, não precisa carregar o dispositivo token, e a assinatura pode ser realizada a partir do próprio celular. Outra vantagem é que se trata de um certificado A3, com validade de três anos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.