Bradesco passa a usar ferramenta de inteligência artificial para esclarecer dúvidas de clientes

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O Bradesco está dando mais um passo no uso da inteligência artificial e vai disponibilizar a solução BIA (Bradesco Inteligência Artificial) para atendimento ao público externo. O Banco já utiliza a IA baseada do IBM Watson há um ano para esclarecer dúvidas de funcionários sobre produtos e serviços.

Agora, dentro do aplicativo Bradesco, os clientes poderão acessar a solução por meio de um chat bot para tirar dúvidas e fazer transações como consultas, transferências, pagamentos e recargas de celular. A princípio a interação acontecera? por texto, mas em curto prazo também será possível por voz, informa o Bradesco.

Funcionários das agências do Bradesco usam inteligência artificial para tirar dúvidas sobre os produtos e serviços bancários há um ano. Com a BIA o atendimento é imediato e as respostas, sempre atualizadas, são dadas em linguagem natural usando inteligência artificial.

O chat interativo foi desenvolvido com base no comportamento das pessoas – o que elas querem, o que estão buscando e de que forma. Um time de especialistas financeiros e relacionamento com o cliente é responsável por continuar ensinando e aperfeiçoando a plataforma, que usa o IBM Watson como motor nessa primeira implementação.

Segundo o banco, a solução torna o trabalho cotidiano mais ágil, eficiente e agradável e, paralelamente, permite que o tempo e a inteligência das equipes sejam bem aproveitados e dedicados a atividades complexas, ao relacionamento e ao toque humano.

Parceria entre Bradesco e IBM
Em outubro de 2014, as empresas firmaram uma parceria e o banco se tornou a primeira instituição do setor financeiro a adotar a tecnologia Watson. A iniciativa colocou o Bradesco à frente dos demais na caminhada rumo à Era da Computação Cognitiva – onde máquina e homem aprendem um com o outro, pela experiência cotidiana.

O Watson já é usado em hospitais, universidades e outros setores para fornecer diagnósticos médicos, pesquisas em grandes domínios de conhecimento, orientações financeiras especializadas, atendimento a clientes e atividades diversas, se comunicando em linguagem natural e aprendendo mais rápido e melhor.

No mercado, os sistemas cognitivos devem potencializar as competências pessoais, ampliando a capacidade humana de compilar, processar e cruzar informação para a tomada de decisão, de maneira nunca antes vista. A inteligência artificial e a computação cognitiva estão na fronteira atual da ciência da computação e têm o potencial de originar uma infinidade de iniciativas disruptivas.

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